O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinou um novo decreto nesta segunda-feira (13). Entre as novidades está a liberação das atividades religiosas na capital, que estavam proibidas após o decreto governamental de fechamento por 14 dias e abertura por mais 14 dias.

Os cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas agora estão autorizados em qualquer dia da semana. Contudo, alguns protocolos foram estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Um deles é a redução para 30% de sua capacidade de acomodação de pessoas sentadas. No local, a distância mínima entre as pessoas deverá ser de 2 metros.

No documento, especificações como uso de máscaras, fornecimento de álcool 70 para a higienização dos frequentadores direcionam como as atividades religiosas poderão voltar a funcionar.

O novo decreto aconselha ainda que as atividades das instituições religiosas devem ser preferencialmente online, para evitar aglomerações. Outro ponto do novo decreto é a proibição da distribuição de comidas e bebidas dentro das instituições.

Além disso, os locais deverão disponibilizar tapetes com sanitizantes, para higienização dos calçados na entrada das instituições, de acordo com o protocolo da SMS.

Também está proibida a distribuição de folhetos informativos ou qualquer tipo de material impresso. Ao final, a instituição deve orientar os frequentadores a deixar os local segundo ordem fixada e a não se aglomerarem do lado de fora, devendo as primeiras pessoas a sair serem as que estão mais próximas da porta de saída, evitando o chamado fluxo cruzado.