O Campeonato Goiano de 2014 está bem próximo de seu início, que será com o jogo entre Goiás e Anapolina, em Anápolis, no sábado dia 18 de janeiro. E diferentemente dos outros anos, os clubes goianos não apresentaram grandes novidades até o momento e a movimentação, principalmente no mercado da bola, é bastante tímida. Ao que tudo indica, os times, principalmente os da capital, vão dar prioridade aos jogadores da base para formar os elencos que disputarão o Goiano.

Essa medida pode causar uma redução na qualidade técnica das equipes, e consequentemente da competição.  Porém, o fato não preocupa André Pitta, que aposta na chegada de nomes importantes para a disputa do estadual. “É normal que no início do ano os clubes não se mexam tanto por conta do mercado inflacionado. Mas acredito que quando a bola rolar todos vão correr atrás de reforços, o que mantém o forte nível de competição do Goiano”, comenta André Pitta.

Sobre a organização do campeonato, o presidente da Federação Goiana de Futebol disse que espera mais um ano de sucesso e garante a continuação da promoção Nota Show de bola, que ajuda a encher os estádios goianos: “As expectativas para a realização do Goianão são as melhores. Nós esperamos as equipes fortes e competitivas, trazendo grandes nomes para disputar a competição e engrandecer o futebol goiano. Vamos continuar com a troca de ingressos, ainda não sabemos em qual rodada ela começará a valer, mas vão ocorrer como nos demais anos: 200 reais em notas fiscais em qualquer comércio goiano vale um ingresso para todos jogos”, explica.  

Outro assunto importante no Goianão 2014 é a reforma do Estádio Serra Dourada, que promete modernizar a infraestrutura e o gramado do estádio e possivelmente precisará ser interditado para a conclusão.  A princípio, as obras não vão comprometer os jogos do estadual, já que devem ser seguir etapas específicas e a interdição total só será feita após o término do campeonato.

Mas, de acordo com André Pitta, não existe uma previsão precisa porque a obra é de cunho público e obedece a várias determinações burocráticas. “Não tem como prever ainda, os projetos estão sendo finalizados e existem licitações a serem cumpridas. O que nós temos até o momento é que o Serra Dourada está liberado para realizar os jogos do Campeonato Goiano”.   

Abertura

Por conta da realização da Copa do Mundo, em julho, os campeonatos estaduais tiveram suas aberturas adiantadas em quase uma semana. Em Goiás o primeiro jogo acontece no dia 18, sábado, entre Goiás e Anapolina. Além dessa partida, jogam no domingo estreando no Goianão: Aparecidense x Atlético Goianiense; Goianésia X Crac; Grêmio Anápolis x Trindade e Vila Nova x Anápolis.