A Prefeitura de Goiânia realiza, na região sul da capital, a sexta semana de testagem ampliada para detectar casos de coronavírus. De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, a região é composta por 28 bairros e mais de 251 mil habitantes, e foi escolhida para ser ponto de testagem novamente devido ao “número expressivo” de casos de Covid-19.

Segundo a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Grecia Carolina Pessoni, 13% dos testes desta quarta-feira (9) foram positivos. “Nós já fizemos até agora cerca de 72.230 testes. Destes, cerca de 9,3 mil foram positivos. Estamos com uma média de testes positivos de quase 13%. É um resultado esperado tento em vista que nós estamos indo atrás da população”, afirma.

Quanto à paramentação, ou seja, a troca de vestimentas feita pelos profissionais da saúde, a diretora de Vigilância Epidemiológica afirmou que o procedimento é feito corretamente no local.

“Todas as pessoas que estão na fase da coleta estão paramentadas conforme normas do Ministério da Saúde. Utilizam jaleco, capote por cima, a máscara “face shield” (escudo facial), uma máscara N95 e ainda as luvas. A luva é trocada a cada paciente e a troca do capote é feita duas vezes ao dia”, esclarece.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, podem participar da testagem moradores da região sul que tenham mais de 12 anos e que estejam assintomáticos. Já aqueles que estiverem com sintomas da Covid-19, devem procurar atendimento médico em uma unidade de saúde.

O método realizado é o teste rápido de antígeno. Após a coleta do material, o paciente deve aguardar no local o resultado do exame, que sai em até 20 minutos. Caso o paciente teste positivo para Covid-19, ele será atendido e orientado por uma equipe médica no próprio local.

A testagem na região sul termina hoje (10) e os testes podem ser feitos nas modalidades drive-thru e pedestres, de 8h da manhã às 17h, na Escola Municipal Benedita Luíza da Silva Miranda, no Setor Pedro Ludovico Teixeira.