Quantidade de locais para tratamento acabam sendo desproporcionais ao número de pessoas sob suspeita de contaminação. Gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Magna Maria de Carvalho, fala sobre o assunto

  

Aumentar o número de leitos para os pacientes com suspeita de contaminação e aperfeiçoar o atendimento na rede conveniada de saúde são alguns dos desafios para o Comitê Estadual de Crise Contra a Gripe A em Goiás. O trabalho se dá com a realização de reuniões, semanais, para analisar a situação epidemiológica no estado e para aprimorar as ações já aplicadas. Após o último encontro, a gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Magna Maria de Carvalho, afirma que aumentar o numero de leitos é umas das prioridades, na política de atendimento para pacientes.

 

“Temos trabalhado isso com a abertura de leitos no HGG, para dar suporte ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT), onde, realmente, já existe uma superlotação. Vamos buscar outras parcerias em outros locais, como o Hospital das Clínicas e a Santa Casa, também, para dar suporte nos hospitais de referência”, disse Magna Carvalho.

 

Apoio

No Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia, duas enfermarias serão oferecidas. No Hospital Geral de Goiânia (HGG) as cirurgias eletivas, ou seja, aquelas não emergenciais, serão suspensas por 15 dias, para aumentar o numero de leitos na enfermaria também.

 

Ainda de acordo com Magna Maria de Carvalho, apesar da “luta” diária contra o vírus, as notificações dos casos suspeitos precisam ser melhorados. Segundo ela, articulações com o Conselho de Medicina, a Associação Médica e Associações de Hospitais serão feitas, no intuito de intensificar e melhorar a notificação dos casos.

 

“A notificação e a informação de casos suspeito são fundamentais, inclusive, para que nós possamos argumentar, junto ao Ministério da Saúde e receber mais medicação”, disse.

 

Outro problema apontado pelo Comitê Estadual de Crise Contra a Gripe A é o atendimento para as pessoas que tem plano de saúde. Magna Maria de Carvalho tem recebido uma série de denúncias de pessoas com planos de saúde, que não têm conseguido atendimento na rede conveniada.

 

“A ideia é articular, juntamente ao Ministério Público, e garantir que essas pessoas também possam receber atendimento adequado”, disse.

 

De acordo com o ultimo boletim Divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, 64 casos da Gripe A foram confirmados e 45 são suspeitos. Apenas a morte do prefeito de Sanclerlândia, Carlos Magalhães, é computada como oficial.

 

Ouça o que disse a gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Magna Maria de Carvalho, em entrevista a Rádio 730

 

Sobre os leitos

{mp3}http://www.novo.radio730.com.br/images/stories/2009/Setembro/01/MAGNA_LEITOS{/mp3}

 

Sobre a melhora na agilidade das notificações

{mp3}http://www.novo.radio730.com.br/images/stories/2009/Setembro/01/MAGNA_NOTIFICAES{/mp3}

 

Sobre a dificuldade enfrentada por quem possui plano de saúde 

{mp3}http://www.novo.radio730.com.br/images/stories/2009/Setembro/01/MAGNA_PLANOS{/mp3}