O Campeonato Goiano está há 25 dias para seu início e o estádio Serra Dourada, maior palco do futebol goiano, ainda não está com os laudos de segurança em dia para ser liberado para os jogos. A atualização dos laudos acontece todo ano e para 2016 a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fizeram algumas ressalvas sobre alterações para a segurança do público. Para resolver os problemas, seriam necessárias algumas pequenas obras no estádio.

Cuidando de todos esses trâmites, a administração do Serra Dourada garante que o estádio não preocupa para o Campeonato Goiano. A previsão de Itamir Campos, o Gueroba, administrador do Serra, é que os papéis necessários sejam todos entregues até o próximo dia 15, viabilizando o uso do estádio na partida de estreia do estadual, entre Atlético e Crac e, no dia seguinte, abrigue o maior clássico do Centro-Oeste, Vila Nova x Goiás.

Itamir explica também que as correções já estão em andamento e é bastante otimista para a liberação do Serra Dourada dentro do prazo:   

“O estádio está dentro da lei e atendendo a essas pequenas ressalvas, estará disponível para a realização dos jogos. São pequenas adequações e já estamos sanando tudo para liberar os alvarás de funcionamento para a CBF. Queremos abrigar da melhor maneira possível o contribuinte, que é quem paga o Serra Dourada. O governo estadual é responsável, não vai fechar o Serra Dourada para deixá-lo sem funcionar”.

Estacionamento

A novidade para o torcedor que frequenta o Serra Dourada será a cobrança do estacionamento do estádio à partir do ano que vem. Os pátios já estão recebendo os cercamentos. De acordo com o administrador do estádio, a cobrança já será realizada no primeiro dia do Campeonato Goiano. Os valores ainda serão definidos, mas o preço sugerido pela Agetop gira em torno de 5 a 20 reais.  

Caso Jonas Duarte

Um estádio que já passa por obras é o municipal de Anápolis, Jonas Duarte. Com projeto para se tornar uma mini-arena, a previsão é que o estádio esteja todo modernizado dentro dos novos padrões em até 2 anos. Ainda assim, o Jonas Duarte se preparou para receber os jogos da Anapolina e do Anápolis pelo Goianão, terminando a reforma do gramado à tempo do estadual e isolando as áreas em obra com tapumes em dias de jogo.

Porém, nesses últimos dias o sistema de drenagem do campo sofreu com as fortes chuvas na cidade e alguns pontos do gramado apresentaram alagamentos. O secretário de esportes de Anápolis, Ademir Marinho, garante que os problemas são pequenos e de fácil resolução, assim, o clássico da 1ª rodada do Goianão, envolvendo Anápolis x Anapolina, não será prejudicado:

“O jogo está marcado na tabela, vai acontecer. O gramado foi colocado, a área de jogo está pronta, o que ocorreu foi que após a forte chuva, quatro locais ficaram empoçados, mas é algo que se corrige rapidamente. Ainda essa semana será feito”, declara.

Ademir explica também que para corrigir o sistema de drenagem, será necessário a retirada de apenas 20 cm de blocos de grama em pontos situados na lateral do campo, sendo assim, as obras não comprometerá o restante do gramado. Ele revela também que houve um pequeno atraso nas obras, mas não o necessário para retirar o otimismo quanto à participação do Jonas Duarte no Goianão 2016. “Vamos terminar dentro do limite, não teremos problema”, destaca.