A Polícia Rodoviária Federal inicia, nesta sexta-feira (12), a Operação Carnaval, com ações para diminuição da violência no trânsito durante o período. A fiscalização reforçada segue até a próxima quarta-feira (17). Durante os dias a PRF aumentará sua presença e disponibilidade nos locais e horários com maior concentração de registros de acidentes e ocorrências criminais.
Como uma das maiores operações, a corporação fez planejamento especial para a realização. Viaturas, equipamentos e cerca de 50% a mais de policiais estarão em pontos estratégicos das Brs que cortam Goiás, que historicamente registram aumento de cerca de 40% no fluxo de veículos neste feriado.
Nas rodovias serão priorizadas ações de prevenção de acidentes e fiscalização de trânsito. Elas são voltadas para comportamentos de risco dos condutores, principalmente ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, falta de uso do capacete, excesso de velocidade e utilização do telefone celular durante a condução de veículos.
A prf já conta com a integração governamental, e acredita em uma parceria igualmente fundamental para a redução da violência nas rodovias federais do país: a do cidadão. Por isso, a rodovida busca também sensibilizar todos os usuários do trânsito; motoristas, passageiros, pedestres, ciclistas, caminhoneiros, etc, da importância de seus papéis na manutenção e construção de um trânsito mais seguro e, consequentemente, na preservação de vidas.
Restrição de tráfego
Como de costume, em feriados nacionais o tráfego de alguns veículos de carga fica proibido em rodovias de pista simples nos dias e horários de movimento mais intenso, e dessa vez não será diferente. Veículos de carga com peso e dimensões excedentes não poderão transitar na sexta-feira (12) das 16h às 22h; no sábado (13) das 06h às 12h; na terça-feira (16) das 16h às 22h e na quarta-feira (17) das 06h às 22h.











