Nesta segunda-feira (18), cinco unidades da rede Atende Fácil, central de relacionamento presencial com a Prefeitura de Goiânia, retomaram as operações depois de 55 dias de isolamento social preventivo decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entretanto, o atendimento segue restrito aos cidadãos previamente agendados, medida que está vigor desde o dia 18 de março.

A solicitação de data e horário para atendimento pode ser feita por meio do site goiania.go.gov.br. Para novos usuários, é preciso realizar cadastro, para o qual exige-se nome completo, telefone, e-mail, número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e criação de senha para futuros acessos. Apenas para a Atende Fácil Mangalô não é exigido agendamento prévio.

Os atendimentos aos sábados e pontos facultativos, no entanto, continuam suspensos por tempo indeterminado. Também houve diminuição no número de atendentes durante o período de almoço, das 12 às 14 horas, e redução em uma hora das operações em todas as unidades.

Agora, a rede passa a funcionar em novos horários. As Atende Fácil Paço Municipal, no Park Lozandes; Estação Ferroviária, no Setor Central; Mangalô, no Setor Morada do Sol e Conselho Regional de Contabilidade (CRC), no Setor Sul; agora funcionam das 7 às 18 horas. Antes, a prestação de serviço era até as 19 horas. A exceção é a unidade Cidade Jardim, instalada no bairro e shopping homônimos, cujo funcionamento agora é das 08 às 19 horas. Antes, nela, o atendimento seguia até 20 horas.

Apesar da retomada do atendimento em período integral, a capacidade diária de atendimento continua reduzida. Nessa nova fase, a maior quantidade de vagas, 400, é ofertada na Atende Fácil Cidade Jardim. Em seguida, estão a Paço Municipal, com 350 possibilidades de agendamento; Estação Ferroviária, 200; e o posto de atendimento avançado do CRC, com 60 vagas.

Ao todo, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará todos os dias, de segunda a sexta-feira, 1.010 oportunidades de relacionamento presencial com o município. Antes da emergência em saúde pública se instalar no município, em março, as cinco unidades da rede atendiam, em média, 4,4 cidadãos todos os dias, de segunda a sábado, incluindo pontos facultativos.

Com novas regras para o atendimento presencial, será necessário respeitar o distanciamento mínimo de dois metros entre os cidadãos e o uso de máscaras de proteção. Desse forma, a Prefeitura de Goiânia mantém a reestruturação física das Atende Fácil. Os atendentes estão posicionados de forma intercalada para manter a distância de segurança recomendada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS); as cadeiras e os guichês estão mais distantes e os computadores foram dispostos de modo a funcionar como barreira protetiva auxiliar. A equipe também recebeu máscaras, papel toalha e álcool gel, tanto para uso dos cidadãos quanto para os servidores. Ocorreu, ainda, treinamento para higienização adequada da estrutura física.

Diante da redução na capacidade de atendimento, permanece em vigor a autorização para revezamento dos servidores, que passam a atuar por meio de escala e intercalar dias de home office. Novas determinações, entretanto, podem ocorrer de acordo com a curva epidêmica e com as determinações do Governo de Goiás.