Para os goianos amantes do basquete, chegou o grande dia que o Estado volta a elite nacional do esporte. O Universo/Goiânia estreia nesta quinta-feira no Novo Basquete Brasil (NBB), jogando fora de casa, contra o Macaé Basquete, às 19h30, no Ginásio Juqinha. As duas equipes são debutantes na NBB, mas Goiânia retorna ao cenário nacional após sete anos, quando o Universo/Ajax encerrou o projeto de sucesso.

Comandado pelo supervisor Marco Bajo, o Espanha, e com o comando técnico de Márcio Andrade, que era o treinador do último jogo do Universo/Ajax, o Goiânia volta com o intuito de chegar aos playoffs da NBB. O time tem jovens valores, formados no clube, mas também conta com dois veteranos conhecidos de quem acompanhava o Ajax: os alas Fábio, de 34 anos, e Diego, de 33, que era uma revelação em 2005 e estava no grupo da Seleção Brasileira que conquistou a Copa América em 2009.

Essas duas lideranças serão auxiliadas pelo ala uruguaio Emilio Taboada, pelo armador Fernando Penna e pelo jovem pivô Adyb, que tem 21 anos e 2,04m. O time foi bem nos treinamentos e também no Campeonato Goiano, encerrado na última segunda-feira com o título conquistado em cima do Vulcano.

Do lado carioca, o investimento foi mais pesado e o Macaé também surge como uma das grandes equipes dessa NBB. O time, que será treinado por Léo Costa, tem como grande destaque o ala/armador Duda Machado, de 31 anos, que era um dos grandes nomes do Flamengo no título da última edição. Além dele, o Macaé buscou reforços fora do país: o armador americano Jamaal, o ala Pablo Espinoza e o pivô argentino Juan Torres.

Rodada cheia

Além de Macae e Goiânia, a quinta-feira terá mais cinco jogos. O primeiro deles é o clássico paulista entre Pinheiros e Limeira, às 17h. Às 20h, também em solo paulista, o São José encara o Liga Sorocabana, enquanto no mesmo horário, o Bauru recebe o Palmeiras. Também às 20h, Mogi das Cruzes encara o time tradicional de Franca, e às 21h, a rodada será fechada com o duelo entre Basquete Cearense e Uberlândia. No primeiro jogo da 1º rodada, o Flamengo venceu Brasília no último sábado (09) por 84 a 82.