Recentemente o Coronel Edson Costa Araújo assumiu o comando da Polícia Militar, quase 18 dias após a posse, o comandante concedeu entrevista à Rádio 730 para fazer uma avaliação do trabalho que vem sendo feito e do que ainda pode ser realizado.

O Coronel Edson Araújo afirmou que segundo estatísticas da própria polícia, houve uma redução de 15% da criminalidade na região metropolitana. De acordo com o comandante isto se deve principalmente pela retomada da confiança do policial militar e da maior presença do efetivo nas ruas.

‘Não é uma questão imaginária, uma sensação de segurança, é uma segurança real, porque a presença do policial na rua inibe o meliante de estar atuando. Isto é real, funciona positivamente, tanto é que podemos mensurar nos principais indicadores uma baixa. Houve uma redução de 15% em roubos de veículos, estabelecimentos comerciais, nos homicídios, ou seja, nas principais ocorrências que envolvem o dia a dia nós tivemos uma diminuição de 15% nesses índices” declarou.

Metas

O Coronel Edson afirmou que a PM já elaborou um plano de segurança para o ano que vem. Nele está previsto a contratação de mais policiais, na tentativa de atender as necessidades da população. Segundo o comandante a intenção é contratar cerca de 1000 novos profissionais para o ano que vem.

O comandante também frisou a importância de trabalhar a autoestima do policial militar, que ficou abalada após a operação 6º mandamento, que prendeu vários policiais acusados de assassinatos. Além disso, a tropa sentia uma sensação de desconfiança vinda da população.

“A sociedade precisa e quer uma policia forte na rua, quer uma policia que exerça sua autoridade, mas também quer que seja respeitadora dos direitos humanos, da dignidade, que tenha humanidade no tratamento do cidadão de bem. Não quer uma policia omissa, frágil nas ruas” destacou.

Proteção das barreiras do Estado

Segundo o Coronel Edson a Polícia Militar está sendo desenvolvido um projeto que visa defender as barreiras do Estado para impedir a migração de quadrilhas de outros estados.

“Por isso a volta da ROTAM, há a necessidade de uma polícia armada, equipada e preparada para fazer o enfrentamento destas quadrilhas. E nós já estamos tendo resposta, já prendemos uma quadrilha e a policia vai continuar forte nas ruas” explicou.