O dia 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, nesta quarta-feira (18), a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds) promovem um encontro virtual para jovens aprendizes sobre conscientização em relação às formas exploração sexual.

Destinada aos jovens do Aprendiz do Futuro, a live será realizada no auditório da Seds, localizado na Praça Cívica, em Goiânia, às 14h. O debate será transmitido ao vivo pela plataforma da Renapsi, gestora do programa social. O evento terá participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Estado, Wellington Matos, e do superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Ricardo Costa Gonçalves.

No encontro, a psicóloga Heloísa Castro e a advogada Jade Yasmim Reis, da gerência de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Seds, ministram a palestra “Enfrentamento da violência e exploração contra crianças e adolescentes”.

Assista a partir das 14h desta quarta-feira (18)

A data

Há 49 anos, no dia 18 de maio de 1973, Araceli, uma menina de 8 anos de idade foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por jovens de classe média alta de Vitória, no Espírito Santo.

Por isso, o mês de maio foi eleito para representar o mês de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A flor como símbolo da campanha “Faça Bonito” foi escolhida como representação da fragilidade infantil e necessidade de serem cuidadas e protegidas.