O combate a dengue em Goiás foi reforçado com a chegada de novos equipamentos.
O governo do estado adquiriu 24 bombas UBV pesadas veicular, popularmente conhecidas como fumacê, e 50 costais repassadas com recursos do Governo Federal. Elas serão usadas para combater o Aedes aegypti em todo o Estado.
Segundo a Secretária Estadual de Saúde, Irani Ribeiro, os novos equipamentos vão reforçar o trabalho em todo o estado no período chuvoso que esta chegando. “Com isso nos vamos realmente equipar as nossas regionais do estado para que juntamente com a população fiquemos preparados para esse período chuvoso que vai iniciar, declara a secretária”.
De acordo com números da secretaria estadual de saúde até o último dia 18 foram notificados 97.711 casos de dengue em Goiás, um aumento de mais de 220% em relação ao mesmo período do ano passado. A quantidade de mortes também subiu. Passou de 33 em 2009 para 60 em 2010.
Para o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental de Goiania, Geraldo Edson Rosa, esses números serao amenizados com os novos equipamentos. “É fundamental a aplicação do inseticida através do fumacê porque so se contrala a epidemia com a utilização de uma ferramenta capaz de eliminar o inseto, destaca Geraldo Edson Rosa.”
Mais 100 bombas costais estão em processo de compra e outras 14 bombas de UBV também foram autorizadas, segundo informações da Secretaria da Saúde.