Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e de 40 municípios com maior números de casos de dengue estiveram reunidos nesta sexta-feira (18), para traçar estratégias de combate à doença. Em todo o estado, mais de cinco mil casos foram registrados nos últimos 30 dias. Somente em Goiânia foram quase 3,5 mil.

O maior índice registrado foi em Barro Alto, onde 3,5 % da população já contraiu a doença. O Secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros, destacou que a reunião serviu para conhecer as dificuldades que os municípios do interior têm para combater a dengue.

“O que nós estamos fazendo é um apelo a todos os gestores e toda a população. Eles são responsáveis pela parte pública e a população pelo seu domicílio, de procurar e fazer a retirada para não haver acúmulo de líquidos”, avalia.

Sobre as dificuldades em Barro Alto, apenas três agentes são responsáveis por fazer o combate a dengue. A população do município é de quase nove mil pessoas. De acordo com o Secretário Antônio Faleiros, o papel do estado será dar suporte às prefeituras.

“Vamos discutir a demanda dos municípios. Já fazemos rotineiramente, treinamento de pessoal, divulgação para a população e damos estrutura logística aos municípios. Toda e qualquer ação que depender do Estado, o Estado está pronto para isso”, relata.

Os casos registrados nas primeiras semanas de 2013, em Goiás, representam um aumento de 245,33% em comparação ao mesmo período do ano passado.