Sagres em OFF
Rubens Salomão

Combate à pobreza: “pauta de gênero deveria ser central para a agenda econômica”

O relatório “Igualdade de Gênero e Desenvolvimento”, realizado pelo Banco Mundial e com primeira edição há 12 anos, aponta ao longo do tempo que desigualdades de gêneros trazem prejuízos econômicos aos países. Segundo o estudo, a produtividade de um país pode subir em até 25% apenas com a eliminação das desigualdades no emprego. Em contexto local, a vereadora e presidente metropolitana do PSDB, Aava Santiago, defende que os debates ao longo do mês da mulher – e não apenas nesta data, se dediquem à reflexão sobre essa realidade.

“É a feminilização da pobreza e da fome no Brasil, porque as mulheres estão em lares empobrecidos, as famílias que passam fome, em sua maioria, são chefiadas por mulheres e nós sustentamos mais de 50% dos lares brasileiros. Ainda assim, a pauta de gênero é entendida como uma política afirmativa ou uma política social”, afirma a vereadora, que destaca, por exemplo, a desigualdade salarial. “A pauta de gênero não é vista como um tema central para pensar a agenda econômica”, diz.

Para a vereadora, a situação é reforçada pela ausência das mulheres em espaços de tomada de poder nas áreas políticas e econômicas. “Estão geralmente na Secretaria da Mulher, de Assistência Social, e não pensando a estrutura do planejamento, já que a gente é que faz o planejamento prático. Por que não nas secretarias da Fazenda, Ministério da Fazenda e assim por diante? As mulheres brasileiras definem a rota do consumo e, portanto, devem ser pensadas para além das datas afirmativas e da política entendida como política identitária”, ressalta a parlamentar.

Foto: Aava Santigago em discurso na tribuna da Câmara. (Crédito: Mariana Capeletti / Câmara Municipal de Goiânia)

Segurança

O governo estadual oficializou a criação da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem). A medida amplia a atuação das 1ª e 2ª Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) de Goiânia e tem como objetivo fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher.

Protesto

A demanda foi pauta prioritária de manifestação organizada ontem pelo  Fórum Goiano de Mulheres e do Fórum Goiano de Direitos e pela Democracia, que reuniu cerca de 1 mil pessoas. As manifestantes caminharam até a porta da DEAM, no Centro de Goiânia, que segue fechada para reforma.

Foto: Cartazes durante manifestação em Goiânia, no Dia Internacional da Mulher. (Crédito: Rubens Salomão/SagresOn)

Estrutura

O governador Ronaldo Caiado assinou ontem portaria que estabelece a criação de um núcleo especializado para atuar na prevenção, combate e erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher em todos os Batalhões e Companhias Independentes da Polícia Militar do Estado de Goiás.

Protocolo

O governador também lançou o protocolo “Todos por Elas”, que estabelece ações diante de agressões e violências praticadas contra mulheres e meninas em estabelecimentos comerciais, hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas, eventos abertos ao público e similares no Estado de Goiás.

(Crédito: Cleia Viana / Câmara dos Deputados)

Proposta

A deputada federal Silvye Alves (UB) defendeu em discurso ontem, na Câmara Federal, regras e penas mais duras para o crime de ameaça de morte e a discriminação contra as mulheres. A goiana assina projeto, em parceria com o deputado Alfredo Gaspar (UB-AL).

Modus operandi

A proposta apresenta nova hipótese de prisão preventiva para homens que ameaçarem mulheres em casos de violência doméstica. De acordo com o texto, as agressões, ainda tratadas como de menor potencial ofensivo, são a “porta de entrada” para crimes mais graves.

Foto: Comabte a feminicídio e violência contra a mulher foi tema central de protesto. (Crédito: Rubens Salomão / SagresOn)

Meta a colher

Os autores do projeto ainda defendem que a intervenção precoce e a punição adequada do delito podem ajudar a evitar que a ameaça se torne algo mais grave. A intenção é que o agressor seja imediatamente preso e monitorado.

Nunca…

Goiás é um dos sete estados brasileiros que nunca tiveram uma mulher no comando de algum dos dois principais cargos políticos: governo estadual e prefeitura da capital. Também constam na lista: Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Rondônia e Sergipe.

Foto: Lançamento da candidatura de Vilmar Rocha ao Senado, em 05 de agosto de 2022. (Crédito: Rubens Salomão)

Reforma

O governador Ronaldo Caiado (UB) confirmou ontem que o ex-deputado federal Francisco Júnior assumirá mesmo cargo no primeiro escalão do governo, no processo de reforma administrativa. O convite inicial era para a Casa Civil, mas o martelo sobre o posto ainda não foi batido.

Encaminhamento

“Pretendo chamá-lo na semana que vem, sem falta, para dar o encaminhamento. Quero ouvir dele também qual seria a maior tendência dele dentro da estrutura, mas eu saberei acolher o PSD com o maior prazer porque foi um partido importante para nós”, disse Caiado, em entrevista coletiva.

Foto: Deputado Paulo Cezar Martins em reunião de comissão na Alego. (Crédito: Hellenn Reis / Assembleia Legislativa)

Pelo regimento

O deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que volta a permitir a reeleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás. A matéria encerra o debate sobre atropelos, causado pela manobra com apresentação de jabuti em PEC desarquivada.

Vai e volta!

“É natural dar oportunidade para o presidente e a Mesa se reeleger, e esse é um entendimento dos deputados”, pondera PC Martins. A PEC chega depois da aprovação do jabuti na Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJ), com questionamentos internos à base do governo.

No tempo

A nova proposta deve agora aguardar o prazo regimental de 10 sessões ordinária, antes de ter tramitação iniciada.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.