A Secretaria Estadual de Saúde está desenvolvendo o planejamento com as prefeituras municipais para que não ocorra situação semelhante ao início deste ano, quando muitas pessoas contraíram a doença. A Superintendente de Políticas de Atenção Integral a Saúde, Elizabeth Araújo, relatou como estão sendo firmadas as parcerias com os secretários municipais.
“Estamos fazendo contato direto com os secretários municipais de saúde, solicitando que o manejo ambiental e mutirão de limpeza sejam feito agora antes do período chuvoso. A população hoje é responsável por 50% da epidemia de dengue. Se a população e os municípios colaborarem e o Estado fizer a sua parte provavelmente o ano que vem terá uma redução de 50% no número de casos”, declarou.
Elizabeth Araújo descreveu que um dos problemas é o déficit de agentes no interior do Estado. “Ainda há municípios com déficit de agente, estamos próximos a 100 mil casos, faltam dez semanas para terminar o ano e ainda tem município que não contratou o número suficiente de agentes”, salientou.
A Superintendente argumentou que está sendo desenvolvido um trabalho de capacitação junto aos agentes e que não está faltando equipamentos.
“Estamos fazendo visitas aos municípios implementando a mobilização da comunidade. A partir do dia 10 de novembro todos os educadores de saúde do Estado estarão visitando esses 28 municípios propondo ações, ajudando a realização dessas ações de mobilização, mas é necessário também que os secretários de saúde contratem esses agentes, não está faltando inseticidas e o número de bombas é suficiente”, destacou.