Vila Nova e Goiás escreverão nessa segunda-feira (18) mais uma página importante nesse histórico livro da rivalidade entre as equipes. Pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Goiano 2016, Tigre e Esmeraldino duelam nessa noite, no estádio Serra Dourada, às 20h.

Apesar da grande diferença entre a campanha do Goiás (32 pontos e a 1ª colocação geral) com a do Vila Nova (21 pontos e a 4ª colocação na tabela) não há vantagens no duelo. Em caso de resultados iguais ou uma vitória com saldo de gols iguais (por exemplo 2×1 e 1×0) a decisão será nas penalidades.

Diferentemente do primeiro turno, quando os clássicos entre Goiás e Vila foram de torcida única, nas semifinais o Serra Dourada poderá abrigar ambos os torcedores. Em reunião com os dirigentes dos times, diretoria da Federação Goiana de Futebol (FGF) e Polícia Militar (PM), ficou decidido a divisão em meio à mio no estádio.

PAPO DOS TÉCNICOS

Perguntando se essa grande diferença entre as campanhas credencia o Goiás como favorito do duelo, o técnico esmeraldino Enderson Moreira não usou de meias palavras e assumiu esse papel. Mas, para ele, o fato é algo que vem sendo bem trabalhado dentro do grupo e principalmente com os jogadores:

“O Goiás sempre entra favorito em Campeonatos Goianos. O Atlético e o Vila também, não podemos fugir disso. São equipes tradicionais e que nas últimas décadas foram as que mais conquistaram o campeonato. É algo natural, temos que conviver com isso e tratar isso de uma forma positiva, buscar vitórias mas tendo humildade e seguir nos preparando”.

O que ele lamenta é não poder contar com vantagem mesmo tendo feito uma primeira fase bem superior à do rival: ““Agora é um novo campeonato, nem vantagem a gente carrega dessa primeira fase. Eu não concordo, quem fez por merecer na 1ª fase teria que ter uma vantagem, mas a gente sabia desse formato e temos que entender. Vai ser uma nova competição, são jogos diferentes e um jogo ruim pode apagar tudo que construímos até aqui”, analisa.

Já Rogério Mancini, treinador do Tigrão, prega respeito ao adversário mas mantém a confiança na classificação à final:

“Nunca vamos abrir mão de disputar título. Tivemos uma organização tática boa nos últimos clássicos, os atletas se aplicaram muito bem e, acima de tudo, a nossa superação foi muito grande. É isso que nos ajuda e nos dá credibilidade para disputar o título. Vamos enfrentar o time que menos perdeu e que tem a melhor campanha, preocupa, mas temos condições”.

Mancini lembra da derrota sofrida para o Goiás na abertura da atual temporada e admite que o fato tirou o Vila dos trilhos nas primeiras rodadas. Até por isso, ele acredita que o time aprendeu a lição e agora está mais maduro para enfrentar o rival nas semifinais:

“Aquela derrota para o Goiás na abertura do Campeonato Goiano pesou muito, demoramos muito para nos reabilitarmos e foi onde perdemos muitos pontos na minha opinião. Talvez se isso não tivesse acontecido, a gente teria mais facilidade para conseguir a classificação. Depois tivemos uma boa postura no clássico seguinte, muita aplicação tática e muita entrega dos jogadores”. 

OS TIMES

Para sua escalação, o Vila Nova não poderá contar com duas jogadores titulares: Vinícius Simon está suspenso por três cartões amarelos e Leandro Bulhões também fica suspenso após tomar cartão vermelho na rodada passada. Os substitutos serão Anderson, que volta de lesão, e Victor Bolt.

O goleiro Edson segue entregue ao departamento médico e não volta. O Tigrão terá em campo: Wagner Bueno; Douglas Assis, Reginaldo, Anderson e Marinho Donizete; Victor Bolt, Robston, Zotti, Roger e Dudu; Frontini.

Já o Goiás não ter a tão esperada volta do meia Daniel Carvalho. Ele vinha se tratando para voltar mas sofreu nova lesão na coxa, voltou ao departamento médico e só retornará para a Série B. O zagueiro Felipe Macedo também sentiu desconforto muscular e foi vetado de última hora. Johnathan com virose é dúvida e Juninho, enquanto Rafhael Lucas voltam de suspensão.

Com isso, Wagner se mantém no meio-campo colorado e o jovem Deivid aparece na zaga do Verdão. Por opção técnica, Enderson deve colocar o meia David no lugar do atacante Cleo, abrindo mão do esquema com dois centroavantes. O Goiás deve ser: Renan; Jonhathan, Deivid, Anderson Salles e Juninho; Patrick, Ramires, David e Wagner; Carlos Eduardo e Rafhael Lucas.  

HISTÓRICO

Na última vez em que Vila Nova e Goiás se enfrentaram por uma semifinal de Campeonato Goiano, o Esmeraldino levou a melhor. Na edição de 2012, os rivais também protagonizaram as semifinais e o Goiás venceu o primeiro jogo por 1×0 e a partida da volta por 3×0, passando então para à final diante do Atlético. O time acabou campeão naquele ano.

Nos números gerais, ampla vantagem do Verdão, com 133 vitórias, contra 61 triunfos dos colorados em 261 partidas disputadas na história. Fecha essa conta os 67 empates que já aconteceram nesse duelo. O problema é que o Vila já conta com um tabu de quatro anos sem vencer o Goiás. A última vitória foi em 2012, na fase regular do Goiano, 3×2 no Serra Dourada.

FICHA TÉCNICA

VILA NOVA X GOIÁS

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 18/04/2016
Horário: 20h
Árbitro: Bruno Rezende
Auxiliares: Bruno Pires e Christian Passos

Ingressos: R$: 60, 00 cadeiras/ R$:40, 00 arquibancadas (torcedor cliente Sicoob, que apostar na TimeMania com Goiás ou Vila como clube do coração pagam meia-entrada).

VILA NOVA: Wagner Bueno; Douglas Assis, Reginaldo, Anderson e Marinho Donizete; Victor Bolt, Robston, Zotti, Roger e Dudu; Frontini.
Técnico: Rogério Mancini

GOIÁS: Renan; Jonhathan, Deivid, Anderson Salles e Juninho; Patrick, Ramires, David e Wagner; Carlos Eduardo e Rafhael Lucas.
Técnico: Enderson Moreira