Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (8) começa a 19ª Goiânia Mostra Curtas, com o tema O Amor e suas Formas, a programação vai até o dia 13 de outubro. O público vai conferir uma amostragem do cinema brasileiro, que será realizado no Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina, unidades da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), a entrada é gratuita.

A noite de abertura começará, às 20 horas, com homenagens a uma das principais atrizes e cineastas do país, Helena Ignez. A edição deste ano enaltece a trajetória da protagonista de obras icônicas como “O Padre e a Moça”, “O Bandido da Luz Vermelha”, “A Mulher de Todos” e “Copacabana mon Amour”, além de diretora de filmes premiados.

Dentre as mais de mil inscrições recebidas de todo o país pelo festival, serão selecionadas apenas 87 obras para serem exibidas. Na programação inclui mostras competitivas, Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas, homenagens, debate e pocket show. Na Vila Cultural, haverá a Feira Audiovisual, com oficinas, master classes, painéis, laboratório de roteiros, lançamento literários, encontros com realizadores e animação, e evento de network.

Para mais informações e a programação completa, acesse o site oficial do festival: goianiamostracurtas.com.br.

Os filmes vencedores das mostras competitivas levam o Troféu Icumam, além de prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cinematográfica, com foco no incentivo à produção. Após uma semana da abertura das incrições, a 19ª Goiânia Mostra Curtas teve mais de 300 filmes inscritos. As obras seram julgadas por júri popular e júri oficial que é formado por realizadores, roteiristas, diretores, críticos e pesquisadores com atuação nacional.