A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou hoje, dia 4 de maio. A meta é vacinar no mínimo 80% dos grupos prioritários, o que corresponde a aproximadamente 284 mil pessoas.
A diretora de vigilância em saúde da secretaria municipal de Goiânia, Flúvia Amorim, explica quem faz parte do grupo prioritário que já pode receber a vacina. “São crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias, pessoas idosas, portadores de doenças crônicas, independente da idade. Além desses, temos os indígenas e os profissionais de saúde por apresentarem maior risco de contrair a doença”.
Acompanhe a reportagem de Jerônimo Junio:
{mp3}stories/2015/JERÔNIMO_JUNIO_INFLUENZA{/mp3}
De acordo com Flúvia Amorim, a vacina só faz efeito dez dias após a aplicação. “As pessoas precisam saber que o efeito não é imediato, demora cerca de dez dias. É tempo necessário para que o corpo da pessoa produza anticorpos, que é a proteção contra aquela doença. A vacina protege contra gripe e não contra resfriado e outras situações alérgicas que a pessoa pode passar. A gripe é causada pelo vírus influenza que pode ser transmitida de pessoa a pessoa pela saliva ou pelas gotículas. Por isso, ela previne contra gripe e previne também o agravamento como pneumonia, que é uma complicação da gripe”.
A diretora afirmou que a vacina é bastante eficaz no combate à gripe. “A vacina é eficaz e é segura. Milhares de pessoas já tomaram essa vacina. E os efeitos e os resultados são muito bons, com diminuição de internação e de óbitos por influenza”.
O dia “D” da vacinação está marcado para o dia 06 de maio, mas a pessoa que faz parte do grupo prioritário já pode procurar pela vacina nos postos de saúde.
*Com informações de Jerônimo Junio