(Foto: Reprodução / Internet)
Começa nesta segunda-feira (29), mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Influenza. Desta vez o público-alvo é a população que tem mais de 60 anos de idade. A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, alerta que a influenza pode levar a morte e alerta que a vacina é segura, eficaz e gratuita. “O vírus causa pneumonia e a situação se agrava podendo levar a óbito, por isso é importante, se eu tenho uma vacina que me protege, porque eu não tomar?” questionou.
Os outros grupos prioritários são: doentes crônicos, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Flúvia Amorim pede que as pessoas fiquem atentas quanto a data de vacinação daquele grupo específico. A campanha ocorre até o dia 31 de maio.
Fluvia Amorim alerta que a procura tem sido baixa e que pessoas dos grupos que já tiveram o período de vacinação, ainda podem procurar as unidades de saúde para se proteger contra o vírus da influenza. “A vacinação protege por cerca dez meses e tem que ser tomada anualmente”.
Além da baixa cobertura vacinal, há ainda outro problema, que são os mitos, como explica Flúvia Amorim. “Além dos mitos, está circulando ‘fake news’ (notícias falsas) que a vacina causa gripe e isso não é verdade”. No próximo sábado, dia 4 haverá um dia D de vacinação.