A Prefeitura de Goiânia inicia nesta quarta-feira (14) às 7h, o período de pré-matrícula para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e escolas da Capital.

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (13) na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), o gerente de Tecnologia Educacional da SME, Divino Bueno, anunciou o calendário de matrículas para 2017.

Segundo Divino Bueno, a rede municipal atende atualmente 130 mil crianças, com um déficit de aproximadamente 4 mil crianças em 2016. Para o ano que vem a SME disponibilizará vagas para 30 mil novos alunos, sendo 10 mil para a educação infantil e 20 mil para o Ensino Fundamental.

As matrículas para a educação infantil, 1ª etapa, podem ser feitas até o dia 21 de dezembro. Já para o Ensino Fundamental, o cadastro pode ser realizado durante todo o ano. A partir do dia 9 de janeiro, será aberta a 2ª etapa de matrículas para CMEI àqueles que não conseguiram vagas na 1ª etapa. A SME inicia o ano letivo de 2017, no dia 20 de janeiro, com planejamento coletivo.

“É importante que antes de entrar no portal, o interessado faça uma pesquisa e consulta das instituições e escolas no sistema e esteja com os documentos em mãos, para facilitar no processo da matrícula”, afirma Divino Bueno.

No ano passado, a secretaria recebeu inúmeras reclamações relacionadas ao sistema utilizado para efetuar o cadastro e pré-matrícula. Entre as principais estavam lentidão e pane no sistema. Problemas que segundo o gerente de Tecnologia não deve acontecer esse ano.

Com a confirmação da vaga pelo site, o responsável deve imprimir o comprovante de pré-matrícula e levar diretamente na unidade educacional em até três dias úteis, junto com os documentos pessoais do responsável e da criança.

Cadastro

As famílias que desejam matricular seus filhos devem solicitar as vagas, exclusivamente via internet, pelo Portal da Prefeitura, no link e-matricula.

Para preencher o cadastro no portal de matrícula da prefeitura, é necessário informar o nome do aluno, data de nascimento, nome da mãe, CPF do responsável, endereço completo com CEP, três telefones para contato e nome do CMEI ou escola de preferência. As solicitações de vagas para a rede municipal são feitas somente via internet.