Começou nessa segunda feira o curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, uma ação proposta pelo Governo Federal através do Ministério da Educação. Fizeram adesão ao Pacto 224 municípios do Estado de Goiás. Inicialmente nessa primeira etapa 18 formadores estarão coordenando 502 novos orientadores.
A secretária Municipal de Educação de Goiânia, Neide Aparecida da Silva destaca a importância desse projeto, já que grande parte dos jovens que deixam o ensino fundamental por já possuírem problemas desde a alfabetização. A proposta segundo a secretária é que todas as crianças devem estar alfabetizadas até os oito anos de idade.
“O MEC irá disponibilizar uma bolsa mensal aos professores e orientadores que participarem do curso de formação. O valor será de 200 a 765 reais dependendo da função desempenhada”, comenta a secretária.
A coordenadora geral do Pacto em Goiás, Edna Silva Faria explica que os profissionais envolvidos devem ser primeiramente da área de Língua Portuguesa e atuantes nas primeiras a terceiras séries. “Os professores terão formação inicial de 40 horas durante toda a semana até o dia primeiro de março e posteriormente terão encontros de 24 horas a cada mês até o final de novembro, quando nós encerraremos esse primeiro período da formação do Pacto”, explica a coordenadora.