De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o alto número de feriados em 2015, muitos dos quais vão ser prolongados (estendidos até os finais de semana), vai causar prejuízos de cerca de R$ 15,5 bilhões ao comércio brasileiro.
As estimativas da CNC são baseadas nos dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e apontam que o varejo ampliado deve sofrer a primeira queda nos últimos dez anos.
A Confederação lembra que, no ano passado, além do expediente reduzido na quarta-feira de cinzas (5 de março) e também em 15 de novembro (sábado), outros sete feriados nacionais integrais ocorreram em dias úteis para o comércio. Já em 2015, o maior número de interrupções ocorrerá em função de dez feriados integrais entre segundas e sextas-feiras, além do meio expediente da quarta-feira de cinzas (18 de fevereiro)”.
A CNC considera que, além de perdas parciais de vendas, o fechamento dos estabelecimentos ou a opção pela abertura das lojas em dias não úteis acaba comprometendo a lucratividade do setor por conta da elevação extraordinária dos custos trabalhistas decorrentes das operações nesses dias.