A Prefeitura de Aparecida de Goiânia aumentou o número de dias da semana em que o comércio deverá fechar as portas para evitar o aumento do número de casos por coronavírus no município. Isso porque a cidade atingiu o nível laranja de alerta para a Covid-19.

Cenários definem escalonamento e fechamento do comércio em Aparecida (Foto: Secom)

Os estabelecimentos nas macrozonas em Aparecida terão de fechar duas vezes entre segunda e sexta-feira, além dos sábados a partir das 13h, e domingos o dia todo.

Segundo a prefeitura, a medida passa a valer a partir de domingo (5). No dia de fechamento da macrozona, entre segunda e sexta, fecham-se até supermercados, padarias e postos de combustíveis.

A Vila Brasília, por exemplo, que só fechava nas segundas-feiras, e também aos domingos no cenário amarelo, agora terá de fechar também às terças.

Os principais motivos para mudança de cenários são a taxa de ocupação de leitos de UTIs e o aumento de contágio entre a população. Nos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos de UTIs públicas ficou próximo de 60% e os leitos privados em 100%.

Caso chegue ao cenário vermelho, a cidade terá o comércio fechado regionalmente por 10 dias, ficando apenas 4 dias abertos, de modo intercalado.

Não serão incluídos no escalonamento feiras livres e especiais que seguiram portaria própria, estabelecimentos de assistência à saúde no atendimento de urgência e emergência, incluindo os odontológicos e hospitalares ou que prestam serviços funerários, atividades de organizações religiosas, de segurança pública e privada, indústrias situadas nos polos industriais e que fazem o transporte dos funcionários, além de órgãos públicos.

Confira como será feito o lockdown regional nas macrozonas partir deste domingo (5)

Buriti Sereno: segunda-feira e sexta-feira

Cidade Livre: segunda-feira e sexta-feira

Vila Brasília: segunda-feira e terça-feira

Jardim Alto Paraíso: segunda-feira e terça-feira

Garavelo: terça-feira e quarta-feira

Zona da Mata: terça-feira e quarta-feira

Centro: quarta-feira e quinta-feira

Expansul: quarta-feira e quinta-feira

Santa Luzia: quinta-feira e sexta-feira

Papillon Park: quinta-feira e sexta-feira

Números

De acordo com a SMS, até as 17 horas desta segunda-feira, 29, o município já coletou mais de 18,5 mil amostras de material para realização de testes de diagnóstico de Coronavírus. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico.

Confira o atual cenário:
2.725 casos confirmados;
1.669 recuperados;
44 óbitos;
46 hospitalizados.

Confira as taxas de ocupação dos leitos de UTI de Aparecida de Goiânia da rede pública e privada:
📊 Taxa de ocupação de UTI Adulto (Geral + Covid-19) – Rede pública – 63%
📊 Taxa de ocupação de UTI Adulto (Geral + Covid-19) – Rede privada – 100%
📊 Taxa de ocupação de UTI Pediátrica – Rede pública – 20%
📊 Taxa de Ocupação de UTI por Covid-19 – Rede Pública – 56%
📊 Taxa de Ocupação de UTI por Covid-19 – Rede Privada – 100%
📊 Taxa de ocupação total (UTI Adulto e pediátrica – rede pública e privada) – 70