A dez dias do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma das maiores preocupações é com a segurança, tanto de atletas quanto do público presente no evento. Foi pensando nisto que deputados integrantes da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado estão na capital fluminense.

O objetivo é verificar as condições do sistema de segurança da Olimpíada. A ação acontece após requerimento de autoria do deputado Major Rocha (PSDB-AC). O parlamentar pede também que sejam averiguadas as instalações dos soldados da Força Nacional, destacados para a segurança do evento. Ele ressalta as ações que já foram iniciadas.

“Visitamos o centro de comando e controle, a organização do comitê olímpico para ver essa questão da segurança pública. É uma preocupação nossa, esse evento expõe a imagem do país, e nós temos que acompanhar o planejamento, como se encontram os preparativos para o início e execução da segurança pública durante os jogos”, ressalta.

Segundo o deputado, a preocupação é ainda maior por conta de ataques terroristas que estão acontecendo em diversas parte do mundo. No entanto, Rocha garante que o Brasil está preparado para receber os Jogos.

“Temos uma preocupação com o terrorismo, mas a mobilização das forças policiais e das forças de segurança e de defesa, elas deixam a nós, que acompanhamos o planejamento, que vimos como foi distribuído o policiamento e a segurança pública, tranquilos. Aconteceram incidentes no mundo inteiro, mas foi interessante ver o que Brasil se preparou para esse evento”, relata.

O parlamentar lembra que qualquer país está sujeito a um ataque terrorista. Por esse motivo, tudo está sendo feito para garantir a segurança de todos. Rocha admite ainda que, caso ocorra algum atentado durante a competição, o Brasil ficará manchado.

Com informações da repórter Bruna Moreira