A prefeitura de Aparecida de Goiânia suspendeu o escalonamento regional no município. Na última terça-feira (4) Gustavo Mendanha havia pedido ao Comitê que avaliasse o pedido de suspensão considerando o quadro epidemiológico da cidade.  Em live nesta quinta-feira (6), o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, anunciaram a decisão.

Segundo Mendanha, o escalonamento pode voltar caso o número de casos de infecção por coronavírus aumente. “Se continuarmos com os números caindo nós não vamos voltar ao escalonamento. Ele só vai voltar a acontecer se esses números voltarem a crescer”, afirmou o prefeito.

O prefeito ressalta que as regras impostas para evitar a disseminação do vírus continuam. “Utilizar as máscaras, ter o distanciamento, utilizar o álcool gel e ter esse álcool disponível para os clientes. Continuam também os horários especiais para os shoppings center e o rodízio de dias para as feiras com mais de cem bancas. Tudo isso permanece, a única coisa que estamos suspendendo é o escalonamento”, explicou.

Segundo a prefeitura, para que a suspensão fosse possível, a secretaria de saúde do município precisou apresentar uma nota técnica ao comitê analisando o cenário epidemiológico em Aparecida de Goiânia. Entre os fatores estudados e apresentados na nota estão a capacidade do sistema hospitalar de Aparecida para dar assistência no tempo adequado, a capacidade de testar os pacientes que tenham a necessidade da testagem e a força de trabalho do município.

“Nós fizemos essa análise. Quanto ao cenário epidemiológico o prefeito já tinha adiantado que estávamos em uma instabilidade. Além disso a taxa de ocupação dos leitos de UTI dentro do município tem mantido instável e com tendência de declínio. E a capacidade de testar o paciente e o isolar nos bairros para quebrar a cadeia de transmissão tem sido feita”, pontuou o secretário de saúde de Aparecida.

Atualmente a taxa de ocupação das UTIs da cidade é de 54%. Segundo a prefeitura, caso essa taxa chegue a 80% o escalonamento deve voltar a ser aplicado. Além disso, a prefeitura também afirmou que as fiscalizações nas ruas e estabelecimentos comerciais devem continuar.

Confira a Live na íntegra:

#AoVivo Decisão do Comitê sobre o Escalonamento Regional em Aparecida

#AoVivo Decisão do Comitê sobre o Escalonamento Regional em Aparecida

Gepostet von Prefeitura de Aparecida am Donnerstag, 6. August 2020