Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil pela Juazeirense e semifinalista do Campeonato Carioca derrotado pelo Flamengo. Assim se resume a temporada 2022 do Vasco da Gama, adversário do Vila Nova Futebol Clube na primeira rodada do Brasileiro Série B na próxima sexta-feira, às 19:00, em São Januário. A diretoria vascaína tentou mudar a partida para o Maracanã no domingo (10), mas a CBF não atendeu o pedido
O time carioca disputa pelo segundo ano seguido a competição e chega pressionado, afinal no ano passado ficou na 10ª colocação na classificação, uma atrás do próprio Vila Nova. Em meio às negociações para a venda da sua SAF – Sociedade Anônima do Futebol – para o grupo estrangeiro 777 o que pra muitos seria a salvação do clube, o time comandado por Zé Ricardo já fechou com cinco contratações para a Série B.
Novidades
O Vasco contratou cinco jogadores para a disputa do Campeonato Brasileiro, no entanto, apenas o zagueiro Anderson Conceição, 32 anos, ex-Cuiabá, está confirmado para enfrentar o Vila Nova. Ainda são aguardados em São Januário: lateral direito Gabriel Dias, 27 anos, ex-Fortaleza; atacante Zé Vitor, 23 anos, ex-Marcílio Dias, vice-artilheiro do Campeonato Catarinense com nove gols; atacante chileno Carlos Palácios, 21 anos, ex-Internacional; atacante Erick, 25 anos, ex-Ipyranga, artilheiro do Campeonato Gaúcho com seis gols.
Preparação
Desde a eliminação na semi do Carioca, há mais de duas semanas, Zé Ricardo prepara o time. No último sábado (2), venceu jogo-treino contra o Olaria, em São Januário, por 3 a 2, com gols de Lucas Oliveira, Bruno Nazário e Léo Matos. A escalação inicial utilizada por Zé Ricardo, apenas com o zagueiro Anderson Conceição como novidade, teve: Thiago Rodrigues, Weverton, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Zé Gabriel, Luiz Henrique e Nenê; Gabriel Pec, Figueiredo e Daniel.
O jogo-treino ainda contou com outros dois tempos, em um deles o goleiro Vanderlei foi utilizado, porém ele está da saída do Vasco com destino ao Operário, do Paraná, que também disputa o Brasileiro Série B.