Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Como utilizar dispositivos eletrônicos na sala de aula?

A regulamentação sobre o uso de dispositivos móveis nas escolas tem provocado debates e reflexões sobre o papel da tecnologia na educação. Longe de proibir o uso de celulares, a medida propõe restrições para evitar o uso indiscriminado dos aparelhos e garantir que eles sejam utilizados com fins pedagógicos.

No programa Tom Maior, a educadora e especialista em inovação educacional, Talita Fagundes, destacou a importância de compreender o novo cenário como uma oportunidade de aprimorar o ensino, e não como um retrocesso. “Quando chegou a lei de proibição do uso do celular dentro das escolas, boa parte dos educadores ficou preocupada com o termo ‘proibição’. Mas o que temos, de fato, é uma restrição ao uso indiscriminado, e não a exclusão dos dispositivos”, explicou.

Talita ressaltou que a legislação tem como foco regulamentar práticas que não eram educacionais, como o uso de celulares para acessar redes sociais durante as aulas. O objetivo é manter a atenção dos alunos, melhorar o desempenho e promover o uso responsável da tecnologia.

“A gente não pode interpretar essa legislação como um convite à escola analógica. Muito pelo contrário. A tecnologia e a inteligência artificial são aliadas da educação, e continuam sendo ferramentas essenciais”, afirmou.

Além das limitações ao uso recreativo dos dispositivos, a regulamentação estabelece a obrigatoriedade de trabalhar a educação midiática no currículo escolar. Segundo Talita, essa diretriz tem papel fundamental na formação de jovens mais críticos e preparados para lidar com o mundo digital.

“É nosso dever formar alunos que saibam lidar com a hiperconectividade, identificar fake news e usar essas tecnologias de forma ética e consciente. Isso é parte da formação para a cidadania digital e para o mercado de trabalho.”

Durante a entrevista, a especialista apresentou cinco formas eficazes de incorporar a tecnologia no ambiente escolar, respeitando os limites da nova legislação e ampliando as possibilidades pedagógicas:

  1. Gamificação do ensino: Plataformas digitais que usam jogos para personalizar o ensino de acordo com o desempenho do aluno, estimulando o engajamento e a aprendizagem ativa.
  2. Avaliações digitais: Aplicativos que permitem aplicar provas e atividades online com retorno em tempo real, oferecendo dados que ajudam os professores a planejar intervenções pedagógicas mais precisas.
  3. Uso da inteligência artificial: Ferramentas seguras e com conteúdo curado que auxiliam alunos e professores na produção de conteúdo, revisão e adaptação de materiais.
  4. Desenvolvimento criativo: Recursos que incentivam a criação de mapas mentais, vídeos, podcasts e apresentações multimídia com conteúdo escolar.
  5. Estímulo à leitura digital: Acesso a livros didáticos e literários em formatos digitais como e-books, PDFs e HTML, democratizando o hábito da leitura.

Apesar dos avanços, Talita alerta para a desigualdade no acesso à tecnologia em algumas realidades brasileiras. Muitos jovens têm contato apenas com o celular e desconhecem o uso de outras ferramentas digitais como computadores, tablets ou leitores digitais.

“É papel da escola garantir esse acesso. Se o aluno não tem um notebook ou um Kindle em casa, a escola precisa oferecer esses recursos. Isso é promover equidade”, enfatizou. A especialista ainda apontou que o domínio de diferentes tecnologias é essencial para a formação profissional dos estudantes.

“Hoje muitos jovens dominam o celular, mas não sabem usar um Excel ou fazer uma pesquisa crítica. Por isso, a escola deve proporcionar vivências com outros equipamentos e programas que preparem para a vida e o mercado de trabalho.”

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia também:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.