Doze dos 27 caminhões contratados junto a empresa MT Locadora de maquinários e veículos começam a entrar em operação neste sábado. Os demais veículos entrarão em circulação na próxima semana, por questões de emplacamento. Os caminhões deste novo contrato vão substituir os locados junto a empresa HL Locações. Segundo o presidente da Comurg, Ormando José Pires Júnior, hoje a frota da coleta de lixo é de 63 caminhões. Em média 48 caminhões circulam, os outros ficam na oficina.

O presidente da Comurg, explica se a entrada dos novos caminhões pode permitir a diminuição dos atrasos na coleta, consequentemente refletindo na redução de reclamações por parte do goianiense. “O atraso que acontece é por questão de horas. Se você tem um equipamento que você precisa substituí-lo ou concertá-lo. Essa frota vai nos possibilitar uma qualidade maior do equipamento, já que se trata de veículos zero quilômetro. Isto aumenta a produtividade,” explica.

Ormando informou que assim que os veículos começarem a ser utilizados, a Comurg irá dispensar 27 caminhões que foram locados junto à empresa HL Locadora. Assim, somados os 27 veículos locados junto a empresa MT e os outros 40 em processo de parametrização, a frota da Comurg totalizará 67 caminhões compactadores. Além disso, ainda resta a aquisição de 23 caminhões de lixo, com recursos a serem repassados pelo Estado. Pelo convênio, o Governo de Goiás irá conceder auxílio financeiro à Prefeitura no valor de aproximadamente 5 milhões e 668 mil reais e o município entrará com uma contrapartida de outros R$ 200 mil.

Ormando Pires Júnior fez questão de deixar claro que a aquisição dos veículos nada tem a ver com o convênio firmado com o Estado para a compra de caminhões de lixo. Acontece que, após errar o dígito da conta na hora de repassar o dinheiro, a transferência não foi mais possível devido à legislação eleitoral, que não permite o repasse de recursos em período de campanha.

A Comurg assinou um contrato de aluguel de 27 caminhões compactadores, em caráter emergencial (com dispensa de licitação), da empresa MT Locadora, no valor de R$ 12,3 milhões por 36 meses. O contrato prevê que ao final os veículos sejam doados para a prefeitura de Goiânia. A Comurg disponibilizou telefones (3524-8555 / 0800-646-0156) para reclamações quanto à coleta de lixo. De acordo com Ormando, as queixas geralmente são pontuais, e não em um bairro inteiro.