A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) organiza a quinta edição da Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe que teve início na última terça-feira (13) e será finalizada na próxima quinta-feira (15) em Santiago, no Chile.

As reuniões acontecerão na modalidade híbrida, com encontros virtuais e presenciais, e têm como objetivo identificar os avanços e desafios da América Latina e do Caribe na construção de um futuro digno para o envelhecimento e as pessoas idosas. Desta forma, colocar em discussão o fomento da saúde e o bem-estar na velhice, além da implementação de ambientes físicos, sociais e culturais que potencializem o exercício dos direitos das pessoas idosas.

Na Conferência estarão presentes altos representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e sociedade civil que irão discutir também a implementação do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento, 20 anos após a sua aprovação.

As reuniões contam com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e fazem parte do quarto exame e avaliação do Plano de Ação Internacional, que culminará em 2023 durante o 61º período de sessões da Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas.

Com informações das Nações Unidas Brasil.