O Cinemateca Sagres desta semana traz uma lista de animações que falam sobre o Meio ambiente. O mais interessante, é que existem diversos filmes que tratam desse tema de forma fácil e ajudam crianças e adultos a entender e refletir sobre questões ligadas a natureza.

Algumas dessas produções a gente já conhece, mas hoje te convido a olhar para elas de uma forma diferente. É possível perceber que várias animações trazem mensagens muito importantes sobre conscientização e podem contribuir e dar notoriedade para questões que afetam a natureza e as pessoas, já que tudo está interligado.

Rio – (2011)

Para começar as dicas desta semana vamos focar em um problema que coloca em risco diversas espécies. O tráfico de animais é uma questão que precisa ser levada a sério. Segundo um levantamento de maio de 2020, da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, há uma estimativa de que 38 milhões de espécies sejam retiradas da natureza brasileira todos os anos.

Por isso, vamos dar destaque ao filme Rio uma animação com direção de um brasileiro, o Carlos Saldanha.

O enredo acompanha a história de Blu, uma ararinha-azul que foi roubada da sua família quando ainda era um filhote, sendo traficada para Minnesota, nos Estados unidos. Por sorte a pequena ave encontra Linda, uma garotinha que cuida, alimenta e oferece um lar para o animalzinho.

O tempo passa e quando Linda se torna adulta descobre que ele é o último macho da espécie. Com isso Blu é levado para o Rio de Janeiro, para acasalar e dar continuidade a espécie.

A animação mostra cenários marcantes da cidade maravilhosa. Além de retratar a realidade do tráfico de animais. Rio mostra o risco que essa prática pode trazer para as espécies.  Na sequência, o estúdio vai além, e traz as aves em um embate contra os madeireiros na Amazônia. A produção está disponível na Disney Plus.

Wall-E – (2008)

Wall-e e Eva em uma cena da animação Wall-E – (2008)

Nossa segunda dica de hoje e Wall-E. O longa traz um planeta Terra pós-apocalíptico que foi destruído com a produção excessiva de lixo. A animação e de 2008, e mesmo catorze anos depois, nos faz refletir sobre o período atual e a geração de resíduos.

A animação começa com a raça humana deixando o planeta em cruzeiros espaciais enquanto os robôs, da empresa que praticamente mandava no mundo, lixeiros Wall-E cuidariam do lixo até que a vida fosse possível de novo. Mas as coisas não saem como o planejado e apenas um Wall-E permanece funcionando na Terra.

O simpático e solitário robozinho segue seus dias vagando na terra e acaba encontrando uma mudinha de planta. Ao perceber o que havia acontecido a androide EVA é mandada para verificar se o planeta está habitável novamente.

Depois do encontro Wall-E e EVA se juntam em uma incrível e emocionante aventura. Mesmo sem produzir nenhuma palavra eles conseguem nos levar para dentro desse universo de uma forma encantadora e incômoda, pois é como se toda aquela poluição fosse culpa do telespectador, e de certa forma é.

Wall-E critica o consumo excessivo, a produção desenfreada de lixo, o capitalismo desregrado e o comodismo humano. Tudo isso com a qualidade de animação da Pixar. A produção pode ser assistida na Disney Plus.

Tá Chovendo Hambúrguer – (2009) 

Tá Chovendo Hambúrguer – (2009) 

Seguindo a linha do consumo excessivo, está chegando a nossa próxima dica de hoje. Tá Chovendo Hambúrguer, é uma crítica há ostentação e ao “consumir só pelo poder consumir” sem uma real necessidade. Esse assunto é fundamental para entender a poluição e a fome que o afetam o planeta.

A animação foi um sucesso de crítica e bilheteria, e ficou conhecida como o primeiro trabalho famoso da dupla Chris Miller e Phil Lord.

A produção foi adaptada de um livro de mesmo nome e traz o inventor Flint Lockwood, criando uma máquina que transforma água em comida. O projeto foi idealizado com o objetivo de acabar com a fome no mundo, mas tudo sai do controle conforme as pessoas pedem comidas cada vez maiores, e a máquina quebra. O longa está disponível na Netflix.

O Lorax – Em Busca Da Trúfula Perdida – (2012)

O Lorax – Em Busca Da Trúfula Perdida Prime Vídeo.

O nosso último destaque nos leva para conhecer uma cidade feita inteira de plástico. Nesse curioso lugar não existe nem uma árvore de verdade, já que todas foram cortadas.

A história começa quando o menino Ted descobre que o sonho de sua paixão, a bela Audrey, é ver uma árvore de verdade, algo que infelizmente está em extinção. Disposto a realizar o desejo da menina, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. Algo que ele não conhecia.

O longa é voltado para o público infantil, mas passa uma mensagem importantíssima sobre a preservação do meio ambiente. O Lorax – Em Busca Da Trúfula Perdida está disponível Prime Vídeo.