Após a definição das equipes classificadas na fase de grupos, foram conhecidos, hoje, os confrontos das oitavas-de-final da Champions League, que serão disputadas nos dias 14, 15, 21 e 22 de fevereiro (jogos de ida); 7, 8, 14 e 15 de março (volta). Ao todo, 16 equipes estão vivas no caminho até Cardiff, no País de Gales, local da grande final desta edição. E o que não vai faltar são craques para decidir cada uma dessas “finais”.

BARCELONA x PSG
O Barcelona, por exemplo, deve ter Messi, Suárez e Neymar, integrantes do trio MSN, para enfrentar Di María, Cavani e Verratti, do poderoso PSG. Nas últimas cinco temporadas, esse será o terceiro encontro entre os gigantes durante a fase mata-mata da Liga. O time catalão eliminou a equipe parisiense nas duas oportunidades anteriores: 2012-13 e 2014-15.

ARSENAL x BAYERN DE MUNIQUE
Outro reencontro interessante é Arsenal vs Bayern de Munique. Na história, será a quarta vez que esse duelo se repete na fase eliminatória da Liga dos Campeões. Os Gunners foram eliminados em todos os três confrontos: 2005, 2013 e 2014.

LEICESTER x SEVILLA
O Leicester, grata surpresa da fase de grupos, nunca venceu um time espanhol – três derrotas e um empate. Para continuar fazendo história no torneio, os Foxes terão contra o Sevilla a oportunidade de vencer seu primeiro confronto contra uma equipe hispânica.

CITY x MÔNACO
Assim como Leicester vs Sevilla, o duelo Manchester City x Mônaco também é inédito na Champions League. Se a história estiver do lado inglês, os comandados de Pep Guardiola podem ficar tranquilos: os Citizens nunca perderam para clubes franceses em competições continentais.

REAL x NAPOLI
Expectativa de jogão acontece, também, entre Napoli e Real Madrid. 30 anos depois de eliminaram a equipe comandada por Maradona, os merengues reencontram o rival italiano. Nos dois, e únicos, duelos registrados entre as equipes o Real venceu um e empatou outro.

ATLÉTICO x LEVERKUSEN
Outro espanhol que leva vantagem sobre o adversário é o Atlético de Madrid diante o Bayer Leverkusen. No único encontro entre os rivais na fase mata-mata da Liga dos Campeões, o Atléti levou a melhor sobre os germânicos.

BENFICA x BVB
O equilíbrio, no entanto, fica por conta de Benfica e Borussia Dortmund. Em 17 eliminatórias entre os Encarnados contra clubes germânicos: oito vezes o time de Lisboa levou a melhor e em nove oportunidades o rival alemão superou a equipe vermelha.

PORTO x JUVENTUS
A Juventus tem o histórico a seu favor contra o Porto. Nos três jogos entre as equipes, válidos por competições continentais, a Juve nunca saiu de campo derrotada. Contudo, a esperança do clube português passa pelo retrospecto recente contra times italianos: em 2013/14 o Napoli foi superado pelos Dragões, assim como a Roma, na atual temporada.