Durante 45 dias de campanha eleitoral, que começou em 15 de agosto, e 34 dias de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, entre 31 de agosto e 3 de outubro, os candidatos a governador apresentaram suas ideias e propostas para comandar o Estado nos próximos quatro anos. A crise econômica do país, o desequilíbrio fiscal do Estado, e a demanda da população por melhoria nos serviços de educação, saúde e segurança pública deram a tônica do debate, especialmente entre cinco candidatos: Ronaldo Caiado, José Éliton, Daniel Vilela, Kátia Maria e Wesley Garcia. Como o PCB não tem representante no Congresso Nacional, Marcelo Lira, seu candidato a governador, não participou dos debates.

Confira abaixo a seleção de algumas das propostas dos cinco candidatos. 

Ronaldo Caiado (DEM)

Coligação A Mudança é Agora (DEM / PRP / PROS / PMN / PMB / PSC / DC / PSL / PODE / PTC / PRTB / PDT)

ronaldocaiado 25Biografia: Ronaldo Ramos Caiado tem 68 anos, nasceu em Anápolis-GO em 25/09/1949. Foi eleito por cinco vezes deputado federal (1991-1995, 1999-2015) e senador desde então. É médico especializado em cirurgia da coluna, proprietário rural e professor. Concorreu à presidência da República em 1989 pelo PSD e ao cargo de governador de Goiás em 1994. Foi presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara dos Deputados e criador da Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária, conhecida como “bancada ruralista”. Tem como candidato a vice Lincoln Tejota (PROS).

Propostas: Levar médicos especialistas para o interior e a criar policlínicas para atendimento rápido aos pacientes. Unidades móveis para fazer mamografia digital e o Papanicolau, exame de detecção de câncer no colo de útero. Incluir psicólogo, educador físico e nutricionista no Programa de Saúde da Família.

Prometeu “tolerância zero” com a corrupção, com a criação do Núcleo de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção.

Prometeu que não usará cargos meramente para fazer barganhas políticas com partidos ou líderes políticos.

Garante que não aumentará impostos e que combaterá a desigualdade econômica regional.

Recriar as Secretarias de Agricultura e de Cultura.

Aumento de investimentos na segurança pública, incluindo em pessoal (salários) e em condições de trabalho. Contratação de mais policiais. Foco também na área de inteligência. Promete dar condições de trabalho aos agentes penitenciários, combater as facções nas prisões, implantar três novas penitenciárias de segurança máxima e criar um grupo de inteligência.

Confira aqui a íntegra do programa de governo de Caiado.  

José Éliton (PSDB)

Coligação Goiás Avança Mais (PSDB / PTB / PSB / PR / PSD / PPS / SOLIDARIEDADE / PV / AVANTE / REDE)

zeelitonBiografia: José Eliton de Figuerêdo Júnior tem 46, nasceu em Rio Verde-GO em 27/08/2018. É governador de Goiás desde abril de 2018, quando até então era vice-governador na gestão de Marconi Perillo (2010-2018). Foi titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO) e de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). É advogado especializado em Direito Eleitoral. Foi conselheiro do Instituto Goiano de Direito Eleitoral (Igdel). Fez parte das comissões de Direito Político e Eleitoral, bem como de Advogados Publicistas, ambas da OAB-GO. Integra o Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Preside o Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Goiás (Femep-GO) e o Conselho de Administração da Goiás Fomento, e já foi presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg-Par). Tem como candidata a vice Raquel Teixeira (PSDB).

Propostas: Prometeu criar o programa “Fila Nunca Mais” para acabar com a espera por cirurgias eletivas e exames médicos. Vai manter o Terceiro Turno, que atende à demanda represada no período noturno. Manter as organizações sociais na gestão das unidades de saúde

Implementar a Força Estadual de Recobrimento, com membros de instituições de segurança, destinada a promover ações táticas e integradas de segurança em regiões prioritárias. Manter e ampliar políticas de segurança implantadas neste governo.

Contrário à implantação de organizações sociais na gestão de escolas, a exemplo do que foi feito com unidades de saúde.

Conclama o setor industrial a repensar o modelo de industrialização do Estado, já que a política de incentivos fiscais vence daqui a cinco anos para o comércio e daqui a 15 anos para a indústria, e fala em avançar também na área de saúde e segurança pública.

Regularização de todas habitações no Estado de Goiás que ainda não estejam regularizadas.

Programa “Professor Mestre”, para ampliar o acesso dos professores da rede pública ao mestrado; criação do Bolsa Permanência, para permitir que alunos de colégios em tempo integral fiquem na sala de aula

Confira aqui a íntegra do programa de governo de José Éliton

 

Daniel Vilela (MDB)

Coligação Novas Ideias, Novo Goiás (MDB – PP – PRB – PHS)

daniel vilelaBiografia: Daniel Elias Carvalho Vilela tem 34 anos, nasceu em Jataí-GO em 23/10/1983, filho do Filho ex-governador de Goiás, ex-senador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. Antes de ingressar na carreira política foi atacante nas categorias de base e chegou ao profissional do Goiás Esporte Clube. Tem gols marcados com a camisa esmeraldina no Campeonato Goiano e Copa São Paulo. É deputado federal desde 2015. Foi eleito vereador de Goiânia em 2008 e permaneceu no cargo até 2010, quando concorreu para deputado estadual, posto que exerceu até 2014. É formado em Direito. Tem como candidato a vice Heuler Cruvinel (PP).

Propostas: Concluir os hospitais que estão inacabados em Goiás, em Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas [de Goiás], Uruaçu. Fazer parcerias com clínicas populares para atendimento da população.

Destinar 50% dos cargos comissionados a servidores de carreira, selecionados em um processo de certificação e habilitação.

Adoção de política de redução de carga tributária condicionada a uma meta de arrecadação.

Reforma administrativa e recriação de pelo menos duas secretarias, a de Indústria e Comércio e a de Agronegócio e extinguir órgãos como Goiás Parcerias, Goiás Gás e Metrobus.

Amparar as famílias carentes com oferta de pão e leite para crianças até 6 anos de idade e isenção do pagamento de contas de energia para quem consome até 50 kwts/h.

Confira aqui a íntegra do programa de governo de Daniel Vilela

Kátia Maria (PT)

Coligação Mudança de Verdade (PT/PC do B)

katiamaria ptBiografia: Kátia Maria dos Santos tem 42 anos, nasceu em Senador Canedo-GO em 24/06/1976. É professora e consultora de gestão e planejamento, formada em Pedagogia e tem mestrado em Estudos Socioambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Começou a vida política no Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Senador Canedo e, na sequência, iniciou a atuação no Partido dos Trabalhadores. Foi primeira mulher e a mais jovem a presidir o diretório estadual do PT de Goiás. Na última gestão, foi vice-presidente e Secretária Estadual de Mulheres da legenda. Em 2010, coordenou a campanha da presidenta Dilma Rousseff na internet, no estado de Goiás e, em 2014, coordenou ao lado do presidente Ceser Donisete, a campanha do partido ao governo e ao Senado. Tem como candidato a vice Nivaldo dos Santos (PCdoB).

Propostas: Promover a redistribuição de renda através dos municípios e da geração de empregos com a retomada de todas as obras paradas em 180 dias.

Promover “políticas afirmativas” para mulheres, negros, jovens, LGBTi, para a infância, idosos e deficientes físicos.

Mulheres Vivas. “Teremos uma rede articulada com centro de referência, casas abrigo e delegacias para atender e combater o feminicídio e a violência doméstica em Goiás”

Confira aqui a íntegra do programa de governo de Kátia Maria.

Weslei Garcia

Goiás da Gente (PSOL)

weslei garcia psol50Biografia: Weslei Garcia de Paulo tem 35 anos, nasceu em Brasília-DF em 12/01/1983. É professor formado em Pedagogia, e presidente regional do PSOL. Foi candidato a vereador por Valparaíso de Goiás em três oportunidades (2008, 2012 e 2016) e a governador de Goiás no pleito de 2014. Candidata a vice Erenilda Assis, a Nildinha (PSOL).

PropostasDerrubar a PEC com congelou gastos públicos por 20 anos, aprovada também pela Assembleia Legislativa por proposta de Marconi Perillo.

Recuperar a propriedade da Celg, hoje Enel Distribuição Goiás, para o Estado.

Romper os contratos do Estado com as organizações sociais que gerenciar os hospitais públicos.

Confira aqui a íntegra do programa de governo de Weslei Garcia

 

Marcelo Lira

PCB

marcelolira pcb 21Biografia:

Marcelo Lira tem 37 anos, nasceu em São Paulo-SP em 29/05/1981. É formado em Ciências Sociais e Filosofia, tem mestrado e doutorado em Ciências Sociais e pós-doutorado em História. É professor de sociologia do Instituto Federal de Goiás (IFG), e disputa o governo pela primeira vez. Tem com candidata a vice Bruna Cristina Venceslau (PCB).

Propostas: Estatização plena do sistema educacional e criação de instituto estaduais de educação

Fortalecimento do SUS e rompimento com modelo de gestão dos hospitais públicos por organizações sociais.

Estatização de toda estrutura de mobilidade e transporte urbano, colocando-o sob controle social.

Combater o déficit e condições habitacionais precárias com a desapropriação de imóveis e terrenos abandonados para moradia popular.

Desmilitarização da Polícia Militar e fortalecimento dos mecanismos de controle interno da atividade policial.

Confira aqui a íntegra do plano de governo de Marcelo Lira.