A temporada 2019 do Juventude tem dois momentos distintos. No Campeonato Gaúcho, o time de Caxias do Sul se classificou para as quartas – de – final, mas foi eliminado pelo Grêmio após ser goleado por 6 a 0 em casa e empatar sem gols em Porto Alegre. Já na Copa do Brasil, o desempenho chama a atenção após eliminar Palmas-TO, América-MG e Botafogo-RJ.

O Juventude, que conquistou a Copa do Brasil em 1999, é comandado pelo técnico Marquinhos Santos, ex-Coritiba e Londrina, e tem no elenco um ex-vilanovense: lateral direito John Lennon, 27 anos, revelado no OBA em 2010, que foi contratado para a temporada atual.

Depois que deixou o Vila Nova em 2015, quando foi negociado com o Botafogo, John Lennon, que também atua como meio – campista, rodou clubes como Sergipe, Glória, Cruzeiro, CSA e Pelotas. Lennon foi titular contra o Botafogo, em Caxias, quando o time gaúcho se garantiu na 4ª fase da Copa do Brasil.

No jogo desta quarta – feira contra o Vila Nova, às 21:30, no Alfredo Jaconi, o Juventude deve ter duas mudanças: a saída de Rafael Jataí, contundido, para a entrada de João Paulo no meio-campo, enquanto que no ataque, Paulo Sérgio deve ser titular, com Braian Rodríguez como opção no banco de reservas.

Com base no último jogo e de acordo com as informações de Caixas do Sul, é possível que o Juventude tenha contra o Vila Nova a seguinte escalação: Marcelo Carné, Vidal, Sidimar, Genilson e Eltinho; Moisés Gaúcho, João Paulo, Lennon e Denner; Dalberto e Paulo Sérgio.

Para a sequência da temporada, o Juventude fechou uma parceria com o Athletico Paranaense. Jogadores serão emprestados, assim o meia Denner, titular atualmente, fica também para a disputa da Série C.