A Divisão de Acesso 2021 começa neste domingo (3) com times tradicionais do futebol de Goiás. Dois clubes que já levantaram o troféu da primeira divisão estão na competição. Campeão goiano quatro vezes – 1959/60/68/74 -, o Goiânia tenta voltar um ano após a queda. Já o Goiatuba, campeão estadual em 1992, que conviveu com sérios problemas nos últimos anos, subiu da terceira divisão e busca retomar seu espaço na divisão principal. 

Anapolina, Goiatuba, Inhumas e Morrinhos também estão na disputa, que anteriormente contava com o Novo Horizonte, que desistiu por causa de problemas financeiro e administrativo. Aparecida x Goiânia e Morrinhos x Anapolina são os jogos que abrem a competição que será disputada por seis clubes por pontos corridos, em turno e returno. Os dois melhores sobem para a primeira divisão em 2022.

Aparecida x Goiânia

No estádio Aníbal Batista de Toledo, domingo, às 16:00, o Aparecida recebe o Goiânia que será   comandado pelo técnico Vitor, ex – lateral direito do próprio Galo, que marcou época com a camisa do Goiás. Será a primeira experiência do jovem treinador no comando de um time profissional.

“Expectativa muito boa no comando do Goiânia, que está me dando essa oportunidade de comandar uma equipe profissional. Me preparei pra isso, estou pronto para o desafio. A partir do momento que deixei os gramados, passei a me preparar melhor e buscar conhecimento. Vivemos a expectativa de um retorno para a Série A, por isso temos uma comissão técnica boa, jogadores que conhecem a competição, então o pessoal está muito animado depois de quase 30 dias de treinamentos intensos”, ressaltou Vitor, que tem pela frente o Aparecida do técnico Paulo Mulle, que transfere o favoritismo na estreia para o Galo.

“Tivemos alguns problemas na preparação, mas que conseguimos solucionar, como montagem da equipe com pouco tempo de trabalho. Vamos pegar um dos favoritos ao acesso. Sabemos da capacidade que temos e vamos buscar um jogo de excelência”.

Morrinhos x Anapolina

No outro jogo da primeira rodada, também no domingo, às 16:00, o Morrinhos recebe a Anapolina no estádio João Vilela. De acordo com o Geovane dos Santos, técnico do time morrinhense, a ideia é surpreender.

“Somos sabedores das dificuldades, trabalhamos com muita seriedade e tentaremos fazer a diferença. É um time humilde, de uma cidade pequena, mas como a cidade é organizada, também seremos. Todo jogo é uma decisão, pois é um campeonato curto”, destacou o treinador, que vai enfrentar Lucas Oliveira, quem vem de um bom trabalho no comando do Jaraguá no Goianão 2020, e que na Anapolina tenta resgatar a imagem de um dos clubes mais tradicionais do futebol goiano.

“Expectativa de um grande jogo no domingo. Nossa preparação foi maravilhosa. Tivemos tempo, planejamos, fizemos grandes treinamentos, chega todo mundo pronto, preparado, pra estreia contra um grande adversário fora casa. Essa Divisão de Acesso será muito difícil e competitiva”, completou Lucas Oliveira, técnico da Anapolina.

Goiatuba

Gilberto Pereira, que já treinou vários times no futebol goiano, entre eles o AtléticoGoianiense, quando salvou o Dragão do rebaixamento para aSérie C em 2015, está no Goiatuba desde a terceira divisão e aposta no entrosamento do elenco do Azulão para conquistar o acesso.

“Essa é uma equipe que já esteve em Série B de Campeonato Brasileiro e que tem uma história muito grande. Já estive aqui como atleta e agora sou o técnico desde a 3ª divisão, em um projeto para reconstruir. Já estamos treinando tem um tempo, temos um elenco de 26 atletas”, disse Gilberto Pereira, técnico do Goiatuba, que estreia contra o Aparecida no dia 6 de outubro.

Inhumas

E a “Pantera Avinhada” está de volta. São 27 anos sem jogar a primeira divisão e a aposta é no técnico Edson Júnior, técnico tem no currículo, dois acessos para a primeira divisão do futebol goiano.

“Estamos em um clube com boas condições de trabalho. O Inhumas fez um planejamento muito sério e vamos fechar 30 dias de preparação. Trouxemos atletas experientes, rodados, que conhecem bem o futebol goiano, com uma mescla de atletas que vão chamar, com certeza, muito a atenção. São 27 anos que o Inhumas não disputa uma primeira divisão e se a gente conseguir coroar o acesso com o título vai ser excelente”, detalhou Edson Júnior, que já subiu com Grêmio Anápolis e Goiânia.

Divisão de Acesso

1ª Rodada

Domingo – 3/10 – 16:00 – Aparecida x Goiânia – Aníbal Toledo

Domingo – 3/10 – 16:00 – Morrinhos x Anapolina – João Vilela

2ª Rodada

Quarta – feira – 6/10 – 15:30 – Goiânia x Morrinhos – Olímpico

Quarta – feira – 6/10 – 19:00 – Goiatuba x Aparecida – A definir

Quarta – feira – 6/10 – 20:30 – Anapolina x Inhumas – Jonas Duarte