Nesta terça-feira, 27 de setembro de 2016, foi realizada uma reunião da Comissão Executiva da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, e a Confederação anunciou, por meio de um comunicado, mudanças na Libertadores e na Copa Sul-Americana a partir da próxima temporada.

A Copa Libertadores da América passará a ter 42 participantes, invés de 38 times. Além disso, o torneio será maior tempo de duração: de fevereiro até novembro. O número de representantes de cada país será definido em uma reunião do Conselho da Conmebol, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de novembro.

A Copa Sul-Americana será disputada de junho a dezembro, passando a contar com a participação de dez clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores. Além disso, os campeões dos dois torneios vão garantir vaga direta na fase de grupos da edição seguinte da Libertadores, independente da suas colocações nos campeonatos nacionais.

De acordo com Alejandro Domínguez, presidente da Confederação, as reformas fazem parte da uma estratégia para promover o desenvolvimento e aumentar a competitividade do futebol sul-americano. Outro fato destacado pelo mandatário é que os clubes não deveriam ter que escolher entre competições nacionais e continentais. Por isso, as novas medidas visam promover uma harmonia no calendário.