Vinícius Tondolo
Vinícius Tondolo
Vinicius Tondolo é diretor executivo do Sagres Educa, jornalista do Sistema Sagres de Comunicação, Mestre em Comunicação, docente e especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelo curso de formação internacional MAIA

Conselheiros mostram força, mesmo após cancelamento de Reunião CD do Vila Nova

O conselheiro José Martinez organizou e presidiu a reunião, desta quarta-feira, 5, do Conselho Deliberativo do Vila Nova após esta ter sido cancelada por Carlos Alberto Barros, José Eduardo e Rodrigo Nogueira por motivo considerado por eles, como de força maior. Para minha surpresa, a mobilização resultou na presença de 35 conselheiros, número muito maior aos vistos nos meses anteriores onde 7 (em setembro) e 11 (em outubro) estiveram presentes para discutir a administração pelo grupo e a apreciação das contas.

Diante disso, os vilanovenses decidiram pelas seguintes pautas e aguardam um posicionamento e explicações da atual diretoria:

1) Reafirmar a decisão da reunião do mês de maio/2014, onde o Presidente Executivo foi autorizado a pedir licenças que se expiram em 20 de novembro de 2014.  Após este dia o mesmo deverá reassumir o cargo de fato, assumindo todas as atribuições do dia-a-dia do clube. Ou renunciar. 

2) O presidente em exercício deverá apresentar na reunião do dia 25.11.2014 as guias de quitação do acordo trabalhista. 

3) Solicitar ao Presidente Executivo que na reunião do dia 25.11.2014 nos apresente a memória de calculo do valor a receber ou recebido da negociação do atleta Fernando e sua devida aplicação, 

Embora os sinais sejam de renúncia do atual grupo que gere o Vila Nova, esta expectativa não é uma unanimidade entre os conselheiros. Existe algumas pessoas acreditando na permanência do grupo que foi inicialmente construído por Leonardo Rizzo. Este que há dez anos prometia um clube estruturado, forte e vitorioso com idéias mirabolantes, maquetes faraônicas e muito discurso.

A verdade é que o time neste período foi comandado por integrantes da atual diretoria em oito anos: Leonardo Rizzo 2004/05; Carlos Alberto Barros 2006/07; Sizenando Ferro 2008/09; Joas Abrantes parte de 2013 e 2014.

Neste período, o ano de 2010 começou no comando de Maurilho Teixeira e seguiu nas mãos de Geso Oliveira em 2010 e 2011. Neste último ano, Sizenando Ferro, por meio da empresa New Ville comandou o departamento de futebol do clube e no meio do caminho acabou rebaixando no Campeonato Brasileiro. Em 2012, o clube começou com Eduardo Barbosa, que passou o bastão para o Marcos Martinez que em junho de 2013 renunciou o cargo para que o atual grupo voltasse ao comando do clube.

Os próximos passos devem determinar:

– Em que condições administrativo e financeira, de fato, se encontra o clube;

– Diante de tantos sinais, essa diretoria vai renunciar ou vão ter audácia e coragem para continuar;

– Quem irá assumir o clube? Qual o perfil do presidente que terá um ano de mandato até as próximas eleições?

Tinha receio de que a reunião de hoje fosse apenas um protesto por protestar. Fosse um monte de torcedor apaixonado procurando culpados e não soluções. Com a presença de 35 conselheiros, espero estava vivendo o início de uma nova fase para o clube.

Mais lidas:

Leia também: