A Gerente de Atendimento do Procon Goiás, Rafaela Martins, no Sagres Sinal Aberto 

Desde o início de setembro, manchas de óleo estão aparecendo em praias do Nordeste. A poluição já atingiu os 9 estados da região. O governo brasileiro ainda não sabe explicar a origem do óleo e detectou por exames laboratoriais que o petróleo é venezuelano. Até agora, já foram atingidas 201 localidades, segundo o IBAMA.

O Nordeste brasileiro atrai turistas por suas praias e neste período de poluição das águas, pessoas que compraram pacotes de viagens para a região podem querer mudar o destino ou cancelar a viagem. A Gerente de Atendimento do Procon Goiás, Rafaela Martins, disse que o vazamento do óleo trouxe um transtorno pela incerteza dele ter tornado ou não as praias impróprias para o consumo. Rafaela também apontou a questão da utilização do serviço que foi comprado. “ O óelo em si já inviabiliza o acesso do turista as praias. Em razão de se configurar um evento de força maior, cujo a culpa não é atribuída nem ao consumidor nem ao fornecedor, então o consumidor tem o direito de pedir para remarcar a viagem ou cancelar sem custo, desde que o consumidor tenha adquirido o pacote ou as viagens e o hotel separadamente para uma região que foi atingida pelo óleo”. A gerente ressaltou a importância do consumidor fazer a verificação e comprovar que o destino de sua viagem foi atingida pelo vazamento.

Rafaela Martins afrimou que se o fornecedor não aceitar fazer a remarcação ou o cancelamento da viagem sem a cobrança de multa, o consumidor deverá procurar o Procon com sua documentação, como comprovante de endereço, contrato com a empresa, comprovante de pagamento e material que comprove que o destino da viagem foi atingida.

O passo a passo para cancelar a viagem começa no Procon Goiás. De acordo com Rafaela Martins, o serviço pode ser feito na sede do Procon Goiás na rua 8 no Setor Central, nos vapt-vupts e também tem o atendimento online pela plataforma procon web, que pode ser acessada em proconweb.ssp.go.gov.br. “[A pessoa que é o consumidor] vai descrever que ela adquiriu o pacote, tentou cancelar, se tem o número do protocolo ela coloca o número do protocolo, anexa contrato, anexa todos os documentos necessários”, afirmou Rafaela.

A gerente de atendimento do Procon Goiás disse que em seguida o órgão irá fazer as devidas tratativas e instaurar um processo. “Nosso primeiro passo é entrar em contato com o fornecedor por meio do atendimento preliminar e a gente tem um alto índice de resolução no atendimento preliminar. Se o fornecedor não resolver a situação do consumidor através desse atendimento, nós vamos instaurar um processo, ao final desse processo constatando a irregularidade, a violação ao direito, o fornecedor vai ser autuado e vai pagar uma multa. 

Confira outros trechos e a entrevista completa no vídeo

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/kbsMHlyJVOY?start=2054″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}