Já a gasolina e o álcool, juntos, tiveram um desempenho mais moderado: alta de 8,6%. Separadamente, enquanto a gasolina registrou aumento de 18,4% graças à estabilidade de preços, o etanol sentiu uma queda de 10%. Segundo o Sindicom, os preços mais elevados do etanol em 2010 levaram os consumidores a usar mais gasolina em seus carros flex.
Além disso, o mercado de álcool sofre mais com adulterações, sonegação e outros problemas similares, o que leva parte da produção para o mercado informal, ou pirata. O Sindicom divulgou ainda a participação de mercado de suas associadas. O ranking de 2010 não trouxe novidades.
Líder, a BR ganhou um pouco mais de terreno por ser mais forte em diesel, cujas vendas subiram mais. A estatal passou de 36,7% em 2009 para 37,1% em 2010. Já a Ipiranga, do grupo Ultra, oscilou negativamente de 18,9% para 18,6%. Já a Shell e Cosan, marca Esso, ficaram praticamente estáveis, com 13,3% e 5,3%, respectivamente. AleSat perdeu um ouço de espaço e marcou 3,4%.