Sem vencer desde que retornou da pausa para a Copa do mundo, o time goiano começou a partida pressionando e dominou todo o primeiro tempo, mas em um lance isolado, o tricolor gaúcho abriu o placar.
Na segunda etapa, o Goiás continuou criando boas chances, chegou ao gol em cobrança de pênalti de Rafael Moura e teve chances de chegar a vitória, o que não ocorreu.
Com o resultado, na partida de volta, o time goiano precisa vencer ou empatar marcando mais de um gol na casa do adversário para chegar à próxima fase. Uma vitória simples favorece o adversário, assim como um empate sem gols. Se a partida terminar com o mesmo resultado, a vaga será decidida na cobrança de penalidades.
VERDE PRESSIONA, GRÊMIO MARCA
Em casa, o Goiás começou melhor em campo e criou as melhores chances na primeira etapa, parando no goleiro Victor, em um dia inspirado. Aos sete minutos, a primeira chance. Rafael Moura driblou Adílson e arriscou de fora da área, mas a bola passou rente à trave direita, com perigo.
Aos 11, foi Everton Santos que fez boa jogada e também chutou da entrada da área e Victor fez grande defesa, espalmando a bola para escanteio.
Em cobrança de falta pela esquerda, mais uma chance esmeraldina. Bernardo bateu com precisão e categoria, obrigando o goleiro gremista a espalmar.
Soberano em campo, o time goiano quase chegou ao gol aos 25. Wellington Monteiro cruzou da direita e Rafael Moura cabeceou por cima do gol.
Bem quando avançava ao ataque, o Goiás sofreu um golpe em uma falha da defesa. Douglas cruza da direita, Maylson tocou de calcanhar e Hugo antecipou à zaga esmeraldina, dominou e chutou no canto direito de Harlei para abrir o placar no primeiro chute ao gol da equipe gaúcha. 1 a 0.
EMPATE RUIM EM CASA
Assim como na primeira etapa, o time goiano tentou começar a etapa complementar tomando as ações da partida. Aos dois minutos, em uma boa cobrança de falta, Bernado levantou na área e Amaral desviou de cabeça para fora.
Quatro minutos depois, o Grêmio, mais confiante e à frente no placar ameaçou. Maylson cruzou da direita e a defesa esmeraldina cortou. No rebote, depois de confusão, Douglas arriscou e Harlei faz a defesa com facilidade.
O time gaúcho se acertou em campo e passou a criar várias chances. Em uma delas, Jonas fez linda jogada pela direita, driblou o zagueiro e o goleiro e cruzou, mas deu tempo para a zaga esmeraldina se recuperar e afastar o perigo.
O time goiano também conseguia criar bóias chances e chegou a marcar aos 29 minutos, mas não valeu. Júnior cruzou da esquerda, Felipe passou pela bola, que sobrou para o estreante Pedrão e ele mandou para as redes, mas o árbitro assinalou impedimento.
Três minutos depois o time alvi-verde chegou ao empate. Wellington Monteiro recebeu passe de Pedrão e foi derrubado por Fábio Santos na área. Rafael Moura cobrou no canto direito e marcou. 1 a 1.
O verde pressionou e criou boas chances de conquistar um resultado melhor, mas segue em vencer após o término da Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA – GOIÁS 1 x 1 GRÊMIO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 5 de agosto de 2010, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Milton Rodriguez (Fifa-RJ) e Santiago Márcio (Fifa-RJ)
Cartões Amarelos: Adilson e Fábio Santos (Grêmio)
Gols:
GRÊMIO: Hugo, aos 35 minutos do primeiro tempo.
GOIÁS: Rafael Moura, aos 32 minutos do segundo tempo.
GOIÁS: Harlei; Carlos Alberto (Romerito), Rafael Tolói, Ernando e Junior; Amaral, Jonílson, Wellington Monteiro e Bernardo (Pedrão); Otacílio Neto e Éverton Santos (Felipe)
Técnico: Émerson Leão
GRÊMIO: Victor; Ozéia, Rafael Marques e Rodrigo; Maylson (Edilson), Ferdinando, Adílson, Douglas e Hugo (Fábio Santos); Jonas e Borges (André Lima)
Técnico: Silas