A Receita Federal liberou a consulta ao lote do Imposto de Renda Pessoa Física dos exercícios de 2008 até 2011. Para ter informações se o contribuinte tem direito à restituição, basta acessar o site www.receita.fazenda.gov.br.
De acordo com a receita federal, 569.671 declarações do Imposto de Renda ficaram retidas na malha fina deste ano.
O Contador Rangel Francisco Pinto explica o que o contribuinte deve fazer caso seja uma destas pessoas com declaração retida.
“Quem fez a consulta no sétimo e último lote, e não saiu a restituição, tem que entrar no site da Receita Federal, para gerar um código de acesso. Para gerá-lo, é necessário o número dos recibos das duas últimas declarações. Com a geração do código de acesso, é preciso retirar o extrato da declaração, para verificar quais foram as pendências que fizeram com a que a declaração caísse na malha fina”, explica.
Segundo ele, ao fazer uma declaração e informar um valor de rendimento, e o empregador ter informado outro valor, esta divergência pode fazer com que a declaração vá para a malha fina, tanto do titular quanto do dependente que esteja na declaração. Qualquer tipo de omissão que esteja na declaração pode cair na malha fina.
Despesas médicas e falta de declaração de aluguel também podem se tornar irregularidades. De acordo com o contador Rangel Francisco as imperfeições podem ser corrigidas e a declaração deve ser reenviada.
Com informações do repórter Rubens Salomão