Os proprietários de terrenos sem edificação em Goiânia têm até esta terça-feira, (20) para efetuar o pagamento do Imposto Territorial Urbano (ITU). Quem optar por pagar o valor total à vista terá de 10% de desconto, já quem preferir o parcelamento poderá pagar em até 12 vezes.

O boleto deve ser retirado pelo próprio contribuinte em uma unidade do Vapt-Vupt, em uma das cinco agências de atendimento da Prefeitura de Goiânia ou, ainda, pelo próprio site da administração municipal www.goiania.go.gov.br.

O diretor da Receita Imobiliária da Secretaria Municipal de Finanças, José Marcos Pereira, explica os detalhes do pagamento do ITU e também comenta que o prazo do IPTU é até o dia 20 de fevereiro. Os carnês deverão ser enviados na próxima semana.

O benefício para os contribuintes que fizerem o pagamento em parcela única, até esta terça-feira, foi uma medida tomada para estimular a adimplência. A prefeitura argumenta que os 10% de desconto são superiores ao reajuste sofrido pelo ITU, de 6,5% em relação ao ano passado, seguindo o percentual inflacionário medido de dezembro de 2013 a dezembro de 2014.

Nas primeiras semanas de janeiro, a Secretaria de Finanças arrecadou R$ 4,7 milhões com o Imposto Territorial Urbano (ITU). Em todo o ano passado, foram pouco mais de R$ 57 milhões.

Ouça a reportagem de Rubens Salomão: {mp3}stories/2015/janeiro/RUBENS_S_-_ITU{/mp3}