O Campeão da Copa Verde conquista vaga direta para 3ª Fase da Copa do Brasil na temporada seguinte, além de uma premiação de R$ 1,9 milhão. Um baita incentivo para muitos clubes, que já começam o ano com uma cota garantida e sem riscos de serem surpreendidos nas fases iniciais da competição nacional.

Porém a Copa Verde não desperta nenhum interesse dos representantes da região que disputam a elite do futebol nacional. Atlético e Goiás que já não participaram das últimas edições, já se posicionaram contra a disputa em 2022.

A CBF definiu de última hora, em um cenário de total falta de organização, que teremos Copa Verde nesta temporada. Os clubes começam a ser convidados e no futebol goiano quatro possuem o direito de estar na competição. Porém além de Atlético e Goiás que não vão querem, o Grêmio Anápolis também declinou do convite. Com Campeão Goiano em 2020, ele tem vaga garantida.

O Vila Nova Futebol Clube como vice no ano passado, ainda não decidiu se vai participar da Copa Verde. A diretoria chegou a divulgar uma nota através da assessoria de imprensa, destacando a indefinição. “Tomamos conhecimento sobre a intenção por parte da CBF de realizar a Copa Verde, porém não confirmamos a participação no torneio. Essa decisão será tomada somente após a divulgação oficial de datas e fórmula de disputa”, explicou Leandro Bittar – vice-presidente colorado.

Datas da Copa Verde 2022

Primeira Fase: 25 de outubro (jogo único)
Oitavas de Final: 29 de outubro (jogo único)
Quartas de Final: 1º de novembro (jogo único)
Semifinais: 5 e 8 de novembro
Finais: 12 e 15 de novembro