A secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué (Foto: Sagres On)

Nenhum dos casos confirmados de coronavírus em Goiânia, até o momento, utiliza o atendimento público de saúde. A informação foi confirmada pela secretária municipal Fátima Mrué, em entrevista à Sagres nesta terça-feira (24). 

“Os casos dentro de Goiânia estão todos na rede privada, por enquanto. São pessoas que detêm plano de saúde e que não usam o Sistema Único de Saúde. Todos estão sendo assistidos pela rede privada. Temos a informação de que teve um caso mais grave que já melhorou. Então estamos com uma situação aqui ainda no início de uma curva que nós não sabemos se vai subir muito ou pouco”, afirma. 

Em boletim divulgado na tarde de hoje (24), o Ministério da Saúde informou que Goiás passou de 23 para 27 casos confirmados do novo coronavírus. Até ontem (23), Goiânia possuía 12 registros de covid-19. Mesmo ainda sem receber pacientes confirmados, Mrué garante que a capital está preparada e capacitada para realizar os atendimentos. 

“Estamos com as precauções bem instituídas, implementadas e estamos nos preparando também com aquisição de leitos de UTI. Estamos nos preparando para os diagnósticos, para atender os primeiros casos desde fevereiro. Em nossas 91 unidades de saúde, todos tiveram mais de 140 capacitações ao longo do mês de fevereiro todo”, esclarece. 

A secretária foi questionada sobre os protocolos a serem adotados na capital para o atendimento aos casos do novo coronavírus. Fátima Mrué diz que Goiânia já os possui, nos mesmos moldes de outras instituições de saúde. “São protocolos científicos que são os mesmos usados em outras instituições. Ninguém pode aqui agora inventar a roda, trazer algo diferente disso. Pode fazer a mais, mas diferente, não”, argumenta.

Ouça a entrevista na íntegra

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/782536066&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença