Durante o lançamento do Programa de Interesse Militar Voluntário Estadual, na manhã desta quarta-feira (2), foram anunciadas mudanças na segurança pública de Goiás.

Em seu pronunciamento, o secretário Joaquim Mesquita  anunciou a promoção do Coronel Sílvio Benedito Alves ao cargo de comandante geral da Polícia Militar (PM).

Edson Araújo, que até então ocupava o cargo máximo da PM será o novo secretário adjunto de Segurança Pública. Ele assume no lugar de Thales Jayme, que vai para a Secretaria de Indústria e Comércio.

Sílvio Benedito Alves, 46, estava no 2º Comando Regional da PM, em Aparecida de Goiânia. O coronel agradeceu a nomeação e falou sobre o desafio que terá pela frente. “É uma responsabilidade muito grande, mas é um orgulho imenso para qualquer coronel chegar ao comando da instituição sesquicentenária e guardiã da sociedade,” discursou.

O novo Comandante Geral da PM falou ainda de sua trajetória na instituição e revelou como pretende atuar. Ele contou que sempre trabalhou na área operacional e que pretende fazer parcerias com outros órgãos de segurança pública e com a comunidade.

Ainda em relação à troca de comando na Polícia Militar, o secretário Joaquim Mesquita negou que a mudança tenha sido motivada pelo pedido de afastamento do coronel Edson Costa do cargo feito pelo Ministério Público na última semana. “Essa é uma questão de ordem administrativa. A gente identifica a oportunidade no momento em que o cargo ficou vago. E a partir do instante que a gente identifica no perfil do coronel (Edson Costa), aquele em condições de estar ao lado do secretário de segurança como secretário adjunto,” argumentou.

Na ação, o Ministério Público apontava, entre outras possíveis irregularidades, o fato de Edson Costa ter assumido o cargo de comandante mesmo estando aposentado e inativo na Polícia Militar. Porém uma decisão do juiz Ari Ferreira de Queiroz, da 3ª Vara, garantiu a permanência do Coronel Edson Costa no cargo.