Mais de 111 mil pessoas foram atendidas pela Operação Férias Turista Seguro 2012 do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. O balanço final da operação, realizada durante todo o mês de julho, foi considerado positivo pelo comandante da 38ª Operação Férias, tenente coronel Esmeraldino Jacinto Lemos. Por mais um ano, nenhuma morte por afogamento foi registrada nas áreas atendidas pelos bombeiros. Cidades goianas no Vale do Araguaia tiveram reforço no atendimento. Um dos principais objetivos da ação foi prevenir afogamentos nos balneários de pontos turísticos de Goiás.
Foram registradas 111.234 ações preventivas, 175 ocorrências de resgates, 12 combates a incêndio e 77 ocorrências de busca e salvamento. Sete pessoas que estavam se afogando foram resgatadas pelos bombeiros. Entre as ocorrências de prevenção, foram registradas 582 reconhecimentos de áreas de risco e três inspeções. “O grande número de ações preventivas justifica o baixo índice de ocorrências com gravidade, com isso temos um balanço positivo. Agradeço toda a equipe de oficiais e praças que, de maneira árdua, espírito de corpo e determinação, não mediram esforços para garantir o êxito da operação”, avalia o comandante da Operação Férias.
De acordo com o coronel, a experiência tem mostrado que a presença dos bombeiros nos postos montados nos balneários inibe as transgressões por parte dos turistas. Dentro dessa política de prevenção, os bombeiros montaram parcerias para levar para o Rio Araguaia o bem-sucedido projeto educacional Bombeiro Mirim – Anjos do Araguaia, grupos de meninos e meninas que aprenderam noções de segurança e cidadania de forma lúdica. Aruanã, Aragarças, Cocalinho, Luis Alves, Bandeirantes, Faina e Britânia foram os locais que tiveram turmas do projeto. (Goiás Agora)