O Corpo de Bombeiros lançou nesta sexta-feira (23) a Operação Presença, que incrementou em 100 o efetivo no atendimento direto à população com viaturas em locais estratégicos. A ação segue até o dia 2 de janeiro, podendo ser prorrogada.

O comandante do Batalhão de Salvamento e Emergência, major Jonas Henrique Moreira, explica que a operação traz duas novidades. “A primeira é o posicionamento dos veículos operacionais de resgate, incêndio e salvamento em locais estratégicos, onde existe uma demanda maior de movimento de pessoas em virtude das compras”, explica. O efetivo vai para as ruas ao invés de ficar sediado no quartel aguardando alguém chamar.

O outro ponto é que os bombeiros estão fazendo o expediente administrativo somente pela manhã e, à tarde, 100 deles vão para as ruas reforçar atendimento. Com isso são mais quatro viaturas de resgate, totalizando 11 viaturas de salvamento e combate ao incêndio. Haverá ainda mais equipes na Praça Cívica, enquanto durar o Natal OVG. Serão 12 viaturas nos horários de pico. Além disso, atuarão duas equipes com médicos e uma neonatal, para remoção de bebês.

Nesta época do ano a maioria das ocorrências é de acidentes de trânsito. “O objetivo é diminuir o tempo-resposta, ou seja, quando a população chama o bombeiro, ele está mais próximo do local da ocorrência. Também queremos colocar as equipes nos locais onde tem incremento de movimento”, esclarece o comandante.