Foto: Bombeiros/Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promove nesta quinta-feira (3) às 8h30 na Praça do Avião, em Goiânia, oficinas de primeiros socorros que marcam o lançamento da Operação Hora de Ouro. De acordo com os organizadores, o objetivo da ação aberta ao público em geral é preparar a população para lidar com situações de urgência e emergência até a chegada do resgate pré-hospitalar.

A Operação Hora de Ouro do CBMGO tem como meta principal diminuir o tempo entre o acionamento das unidades de resgate pelo telefone de emergência 193 e a chegada no local da ocorrência. Na assistência pré-hospitalar, a expressão “hora de ouro” é utilizada para designar a primeira hora que sucede um episódio de trauma. 

Fatores como o crescimento das cidades e o trânsito cada vez mais congestionado dificultam o trabalho de resgate, em especial na região metropolitana de Goiânia. Quanto menor a espera, maiores as chances de sobrevida após um atropelamento ou acidente com politraumatismo, por exemplo.

A Corporação realizou um estudo, que será apresentado para a imprensa durante o lançamento, que mapeou os locais e horários de maior demanda de unidades de resgate. Uma das hipóteses levantadas era de que as bases de onde partiam as unidades não estavam bem posicionadas, o que poderia prejudicar o tempo de atendimento em determinadas regiões. 

“De posse desse mapa, vamos reorganizar os pontos bases das viaturas do CBMGO durante determinados horários do dia. Nossas unidades estarão de prontidão nos locais onde mais ocorrem acidentes”, destaca o Comandante Geral do CBMGO, Coronel Márcio André de Morais. O CBMGO avalia ser preciso distribuir melhor as unidades de resgate pela cidade, colocando-as mais próximas de regiões em que estatisticamente ocorrem mais acidentes de trânsito. Durante o lançamento da Operação Hora de Ouro será divulgado o mapa com as novas bases das unidades de resgate do CBMGO.

Com informações da assessoria de comunicação