O período de férias de julho já está marcado por quatro mortes em rios que cortam o estado de Goiás. Dois adultos morreram no Rio Araguaia e dois adolescentes no Rio Crixás Sul. O comandante da Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro de Queiroz, relatou nesta quarta-feira (24) que em todos os casos as vítimas não usavam colete salva vidas.
“Foram duas localidades onde não tinha a presença do Corpo de Bombeiros. Um faleceu em Santa Rita do Araguaia. Tinham três pessoas na canoa, sem a utilização do colete salva vidas, a canoa virou, dois conseguiram sair e um veio a afundar. A outra morte foi próxima a Luís Alves, onde cidadão tinha ingerido bebida alcóolica, foi para a ponta de um banco de areia pescar, e não estava usando colete salva vidas. As outras duas mortes foram dois jovens, um menino de 14 anos e uma menina de 13 anos. Eles estavam com um objeto flutuante, esse objeto virou e os dois afundaram num local onde tinha quatro metros de profundidade, eles não sabiam nadar, não estavam usando colete salva vidas, afundaram e vieram a falecer”, destaca.
De acordo com o coronel Mauro de Queiroz, grande parte das causas de morte está relacionada às imprudências dos turistas. “Assim como não pode ingerir bebida alcóolica e dirigir carros, também não pode tomar bebida alcóolica e pilotar embarcações. Essas quatro mortes que aconteceram até o momento foram em cima de imprudência das pessoas. No caso dos jovens, foi a falta de um adulto para fiscalizá-los”, relata.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros realizou 101.378 orientações aos turistas por todo o percurso Do Rio Araguaia. O coronel Mauro de Queiroz orienta que os banhistas não mergulhem em partes rasas do Rio Araguaia, e que chequem as condições mecânicas das embarcações.