Foi lançada nesta sexta-feira (11), na agência da Praça Cívica em Goiânia, a Campanha Papai Noel dos Correios 2016.

Realizada há 27 anos, a campanha tem como objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao bom velhinho e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Na manhã de hoje, o Papai Noel foi recepcionado por diversas crianças da rede pública de ensino, que entregaram pessoalmente as cartinhas, cada uma com um pedido de presente para o Natal. O diretor regional dos Correios em Goiás, Valdeir Pimenta, explica que as crianças podem participar da campanha entregando a cartinha em qualquer agência da cidade.

“Temos mais dez cidades no interior que também participam da campanha. Estas crianças, ao escreverem a carta, será selecionada em um processo seletivo interno, de acordo com os critérios que o projeto estabelece e em seguida a carta é colocada à disposição para as pessoas adotarem. A pessoa que quiser fazer a felicidade de uma criança, pode vir aqui aos Correios da Praça Cívica e escolher uma cartinha”, explica.

O doador, após pegar a carta e providenciar o presente pedido pela criança, pode entregar na mesma agência dos Correios que a entrega será realizada. A servidora do Conselho Regional de Odontologia e adota cartinhas há quatro anos, Kênia Cristina Cassiano, afirma que procura atender aos pedidos de crianças mais carentes.

“No ano passado participei e encontrei cartinhas de crianças que pediam alimentos e botijões de gás porque não tinha condições de fazer comida em casa. Então são crianças que geralmente se preocupam somente com presentes, e a gente vê que nessa campanha são crianças que pedem o básico, que não têm o básico em casa, e acho super válido poder ajudar”, acrescenta.

A adoção das cartinhas pode ser feita na agência da Praça Cívica até o dia 5 de dezembro. Já a criança que ainda não escreveu para o bom velhinho, pode deixar a cartinha em qualquer unidade dos Correios até o dia 30 de novembro. A Rádio 730 é parceira da campanha. 

Campanha

Nos últimos três anos, em todo o país, foram recebidos mais de 2,8 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão atendiam aos critérios da campanha e mais de 80% foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas.

Em Goiás, no mesmo período, foram recebidas cerca de 60.500 cartas. Destas, 37.400 atendiam aos critérios e 31 mil pedidos foram atendidos, mais de 11 mil só no ano passado.

Com informações do repórter Jerônimo Junio