Costa do Marfim e Japão protagonizaram um jogo cheio de emoções, como já está se tornando costume na Copa do Mundo do Brasil. Dessa vez, na Arena Pernambuco, em Recife, os africanos venceram por 2 a 1 de virada a Seleção Japonesa com gols de Bony e Gervinho. Honda já havia marcado para os japoneses. O resultado coloca os Marfinenses na vice-liderança do grupo grupo C. A Colômbia é a líder pelo saldo de gols.

A partida foi bastante movimentada e proporcionou aos torcedores que compareceram à Arena Pernambuco um ótimo espetáculo, recheado de boas jogadas, finalizações perigosas e muitas emoções. O grande chamariz da partida foi mesmo a presença do multi campeão Didier Drogba, que começou no banco mas atuou nos 30 minutos finais de partida sob olhares atentos e muitos aplausos. Honda e Kawaga eram os atrativos pelo lado japonês.

Na próxima rodada da Copa do Mundo, pelo grupo C, a Costa do Marfim encara a Colômbia no duelo de líderes, enquanto o Japão tentará a recuperação contra a Grécia, que também perdeu na sua estreia. 

O jogo

A partida começou de maneira bastante morna, com as duas equipes pouco atacando e não agredindo o adversário praticamente nenhuma vez. Uma das únicas chances da partida saiu para os africanos, quando Gervinho avançou pela direita e tocou para Bony chegar finalizando dentro da grande área. A bola bateu na zaga e foi pela linha de fundo.

O Japão conseguiu sua primeira chance em um escanteio. Na bola alçada na área, Okazaki foi bem e deu um peixinho, mas acertou a zaga a ganhou nova cobrança. Na sequência, com a bola já rolando, Honda recebeu dentro da grande área e finalizou forte no ângulo direito do goleiro Marfinense para abrir o placar aos 15 minutos. 1×0 Japão.

O gol sofrido fez a Costa do Marfim acordar no jogo. Os africanos passaram os 30 minutos restantes do primeiro tempo pressionado o adversário na tentativa de igualar o placar. Kalou e Gervinho eram os jogadores que mais davam trabalho à defesa nipônica, porém, não conseguiram marcar gols e o primeiro tempo terminou com os japoneses na frente.

2°Tempo

Na etapa final o time do Japão mudou de postura e se colocava mais presente no setor ofensivo. As três primeiras boas oportunidades do segundo tempo foram para os japoneses, em chutes de média e longa distância. Até os 18 minutos de partida, a Costa do Marfim só conseguiu assustar com Yayá Touré invadindo a área e sendo derrubado. O árbitro não marcou pênalti.

Coincidência ou não, aos 18 minutos Didier Droga, grande estrela da Costa do Marfim, entrou na partida e desde então tudo mudou. No lance seguinte à sua entrada, Bony recebeu cruzamento de Aurier pela direita e escorou de cabeça para empatar o jogo em 1 a 1. Aos 20, novamente Aurier cruzou e Gervinho aproveitou para virar para os africanos. 2×1 em dois minutos.

O jogo continuou muito aberto e o Japão, abatido com a virada relâmpago, tentava conseguir ao menos um empate, mas já não conseguia chegar com perigo ao gol de Barry. Com a postura ofensiva, a Costa do Marfim se apoiava nos contra-ataques para criar chances, mas nenhuma estratégia deu certo e o placar se manteve mesmo no 2×1, dando a primeira vitória ao time africano na Copa do Mundo

FICHA TÉCNICA

COSTA DO MARFIM 2 X 1 JAPÃO

Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data: 14/06/2014
Horário: 22h
Árbitro: Enrique Osses – CHI
Assistente 1:
Carlos Astroza – CHI
Assistente 2:
Sergio Roman – CHI

Gols: Honda 15’ 1T (0-1), Bony 18’ 2T (1-1) e Gervinho 20’ 2T(2-1)
Cartões Amarelos: Bamba e Zokora (Costa do Marfim); Morishibe (Japão)

COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier, Zokora, Bamba e Boka (Djakpa); Tioté, Serey (Drogba) e Yayá Touré; Kalou, Gervinho e Bony (Konan Ya)
Técnico: Sabri Lamouchi

JAPÃO: Kawashima; Uchida, Morishibe, Yoshida e Nagatomo; Yamaguchi, Hasebe (Endo), Okazaki, Honda, Kagawa, Ozako (Ofugo)
Técnico: Alberto Zaccheroni