Já está valendo a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que altera os prazos para a regularização das Carteiras Nacionais de Habilitação vencidas. De acordo com o Presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, um novo calendário foi criado e os condutores precisam se atentar as datas.

Marcos explicou em entrevista ao Sinal Aberto edição de sábado que a novidade no calendário ocorre por conta do alto número de CNHs vencidas devido a falta de atendimento no Detran durante a pandemia. Ele destacou que são mais de 170 mil documentos vencidos no estado de Goiás e a nova resolução deve regularizar esses números.

“A partir de 1º de dezembro foi criado um novo calendário pela resolução do Cotran. Assim, todas as pessoas que possuem CNH deverão ter a consciência de que, se a CNH venceu em janeiro de 2020, ele terá até janeiro de 2021 para renová-la”, explica.

Resumidamente, sempre na data de aniversário da CNH de 2020 é a data de renovação do documento para 2021.

“Essa suspensão dos prazos já em março foi devida essa situação da pandemia. Isso ocorreu porque todos os Detrans, com o surto inicial da pandemia, deixaram de fazer o atendimento presencial. (…) Para se ter uma ideia alguns Detrans voltaram apenas mês passado”, detalha.

Para a renovação da CNH é necessário que o cidadão vá até uma das agências do Detran para recolher a biometria e a foto. Contudo, o órgão tem entregue os documentos via correios. Dessa forma o condutor não precisa voltar ao Detran para ter sua CNH em mãos.

Questionado sobre o serviço de transferência de veículos, Marcos Roberto Silva, explica que esse serviço continua sendo oferecido pelo órgão normalmente com o agendamento.